20/06/2012 12:00 am

Divulgação de resultado das eleições do Egito é adiada

Divulgação de resultado das eleições do Egito é adiada

 

O anúncio dos resultados das primeiras eleições presidenciais no Egito, inicilmente previsto para esta quinta-feira (20), foi adiado para uma data não informada, anunciou a agência oficial Mena.

 

Segundo a agência, “a Comissão Eleitoral, dirigida pelo juiz Faruk Sultan, decidiu adiar o anúncio dos resultados do segundo turno”, realizado nos últimos dias 16 e 17, entre o último premier de Mubarak, o general Ahmad Shafiq, e Mohammed Mursi, da Irmandade Muçulmana. Ambos proclamaram sua vitória.

 

A Comissão Eleitoral examinava hoje os recursos apresentados pelos advogados dos dois candidatos envolvendo a violação das regras da campanha e a apuração dos votos, e disse que isto iria “requerer mais tempo até o anúncio dos resultados definitivos”.

 

Os egípcios votaram no final de semana para escolher um substituto para Hosni Mubarak, que foi derrubado em um levante popular no ano passado. A disputa era entre Mohammed Mursi, da Irmandade Muçulmana, e Ahmed Shafiq, um antigo comandante da força aérea que foi o último primeiro-ministro de Mubarak.

 

“Não podemos anunciar quando exatamente será o momento do anúncio dos resultados da eleição porque agora estamos no estágio de ouvir os representantes”, disse o secretário-geral do comitê, Hatem Bagato.

 

“O comitê vai se reunir depois para decidir se vai aceitar as apelações ou não. Depois disso, haverá um tempo definido para anunciar o resultado final”, ele acrescentou, falando por telefone.

 

Um grande atraso no anúncio dos resultados pode prolongar a incerteza e aumentar a tensão num momento em que não está claro qual é o tamanho do papel dos militares na liderança do país.

 

Fonte: Terra

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=186382&id_secao=9

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br