27/01/2011 12:00 am

DIVISÃO DO SUDÃO É UMA REALIDADE

DIVISÃO DO SUDÃO É UMA REALIDADE

 

O Presidente sudanês, Omar Hassan Ahmad al-Bashir, declarou, na terça-feira, que a separação do Sul do país, após o referendo, é “uma realidade” e confirmou que 99 por cento dos sudaneses do Sul votou a favor da independência.
“A separação do Sul é uma realidade, anuncio o resultado da votação antes da comissão do referendo, 99 por cento dos eleitores votou a favor da independência”, sublinhou  Omar Al-Bashir.
A comissão do referendo anunciou, há dois dias, que, segundo os dados provisórios, a separação tinha sido apoiada por 98,7 por cento dos eleitores das províncias do Sul.
“Aceitaremos qualquer resultado e decisão que os nossos irmãos do sul adoptarem, a unidade ou a separação”, afirmou al-Bashir, acrescentando que os sudaneses do Norte vão à capital do Sul para celebrar a criação do novo Estado.
O Presidente sudanês afirmou que Cartum apoia o futuro país do Sul e que ambos “vão continuar a ser amigos”.
“A independência do Sul não significa o fim do Sudão, mas o início da construção de um novo país”, disse al-Bashir.
A comissão do plebiscito do Sul do Sudão afirmou que “todas as irregularidades registadas no processo eleitoral não superaram 1 por cento e por isso não vão afectar o resultado do plebiscito”.
Em conferência de imprensa em Cartum, o presidente da comissão, Mohammed Ibrahim Khalil, confirmou que os resultados definitivos são divulgados nas datas determinadas. O resultado final do plebiscito, disse, é anunciado em 7 de Fevereiro e as impugnações podem ser apresentadas até ao dia 14.

 

FONTE: http://jornaldeangola.sapo.ao/13/67/divisao_do_sudao_e_uma_realidade

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br