22/12/2010 12:00 am

DIREITOS HUMANOS LANÇA LIVRO SOBRE A BUSCA DE DESAPARECIDOS POLÍTICOS DA DITADURA

DIREITOS HUMANOS LANÇA LIVRO SOBRE A BUSCA DE DESAPARECIDOS POLÍTICOS DA DITADURA

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh) lançou nesta terça-feira (21) o livro “Habeas Corpus – a Busca dos Desaparecidos Políticos no Brasil”, que traz informações recolhidas ao longo de décadas a respeito da possível localização dos restos mortais de mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura que dominou o Brasil entre 1964 e 1985.

Durante a solenidade de lançamento, também foi aberta exposição sobre o ex-deputado Rubens Paiva, até hoje considerado desaparecido. A exposição fica no Rio de Janeiro até o final do ano e pode ser visitada gratuitamente. Depois, seguirá para outras capitais brasileiras.

O coordenador geral do projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH, Maurice Politi, explicou o objetivo da mostra. “Esta exposição traz momentos de sua vida familiar e profissional, assim como momentos na sua batalha pela democracia. A exposição põe em evidência, acima de tudo, uma dívida do Estado brasileiro, ainda não resgatada”.

Na mesma oportunidade foi lançado o livro “Movimento Humanos Direitos – Uma história de Luta Coletiva”, a respeito do grupo que reúne artistas como Wagner Moura, Camila Pitanga, Letícia Sabatella, além de outros profissionais.

O livro é fruto de uma parceria do Movimento Humanos Direitos com a Sedh, e reúne entrevistas publicadas com artistas na sete primeiras edições da Revista Direitos Humanos. O primeiro entrevistado foi Augusto Boal, talvez um dos últimos depoimentos de sua vida, antes de sua morte em maio de 2009.

A atriz Dira Paes, atual presidente do Movimento Humanos Direitos, agradeceu a oportunidade e destacou a importância da materialização das entrevistas em livro. “É uma honra poder documentar todas essas histórias”, disse.


Fonte:
Sedh

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/21/direitos-humanos-lanca-livro-sobre-a-busca-de-desaparecidos-politicos-da-ditadura

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br