4/11/2010 12:00 am

DINTER EM GEOGRAFIA PROMOVE CICLO DE PALESTRAS

DINTER EM GEOGRAFIA PROMOVE CICLO DE PALESTRAS

Na manhã de ontem (03), o Doutorado Interinstitucional em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu em parceria com o Departamento de Ciências Sociais, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, um ciclo de palestras sobre a temática “Metodologias de Pesquisa em Movimentos Sociais”.

Na oportunidade, a professora doutora em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maria Aparecida de Moraes Silva, proferiu uma palestra em que abordou diversas pesquisas relacionadas à expropriação camponesa, exploração do trabalho, sob a ótica de gênero/classe/raça/etnia na agricultura, os quais concretizam sua trajetória como pesquisadora. “Meu olhar sociológico levou-me a estudar diversas categorias, como por exemplo, o gênero, a raça/etnia no próprio campo, fruto da realidade empírica, portanto estes estudos não são resultantes de um encontro teórico, primeiramente, mas empírico”, ressaltou.

Maria Moraes Silva destacou, ainda, a importância da adequação metodológica na pesquisa social, devendo o pesquisador saber aliar teoria à prática, pois segundo ela, “não há pesquisadores inexperientes, existem sim, pesquisadores desavisados, que não conseguem adequar os métodos existentes à realidade estudada, por isso é um dever do pesquisador conhecer o seu objeto de estudo, para em consonância estabelecer o método mais adequado, que lhe dará as diretrizes para o bom andamento de suas pesquisas”. De acordo com a professora toda produção científica deve, em primeira instância, visar ao bem-estar da sociedade.

Quem também marcou presença no evento foi o pesquisador da Universidade da Catalúnia/Espanha, Isaac Giribet Bernat. Na ocasião, o doutorando ministrou uma palestra sobre sua linha de pesquisa, que diz respeito aos movimentos sociais, mais especificamente, sobre a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. 

De acordo com Isaac Bernat, sua motivação de pesquisa resulta de sua militância política, de seu desejo de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, principalmente de seu povo, que até hoje luta pela separação do estado espanhol. “Acredito que o conhecimento científico é uma ferramenta de transformação social”, afirmou.

 

  Lugar: Uema-São Luís
  Fonte: ASCOM – Elizabeth Ribeiro
  Data do Cadastro: 04/11/2010

FONTE: http://www.uema.br/noticiasPAGINAPRINCIPAL.asp?contador=1713&tipo=1&tema=Not%EDcias&coluna=1&pagina=0

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br