8/04/2011 12:00 am

DILMA VAI À CHINA PARA FORTALECER LAÇOS BILATERAIS

A presidente Dilma Rousseff, parte nesta sexta-feira (8) para a China para uma visita de Estado com vistas a fortalecer as relações bilaterais e aumentar o acesso dos produtos brasileiros ao mercado chinês.

O Palácio do Planalto divulgou que Dilma chegará a Pequim na próxima segunda-feira (11) para iniciar na terça sua primeira visita à China como presidente do Brasil, pois já esteve nessa nação asiática em 2004 como ministra das Minas e Energia.

Este será o primeiro encontro da presidente Dilma com as altas autoridades chinesas. Na área comercial o Brasil trabalha para diversificar sua pauta de exportações a fim de agregar valor a seus produtos.

O Brasil quer reciprocidade, aumentar o acesso dos produtos brasileiros ao mercado chinês e a participação de empresas nacionais no desenvolvimento chinês”.

Um grande contingente de empresários brasileiros, cerca de 250, acompanharão a presidente na viagem. Na esfera da ciência e tecnologia, o país tem grandes expectativas de progresso na inovação e na formação de alianças.

Na terça-feira (12), Dilma participará da cerimônia de abertura do Diálogo de Alto Nível Brasil-China em Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como fará o discurso de encerramento do Seminário empresarial bilateral, sob o lema “Mais além da complementaridade”.

Na tarde de terça, Dilma receberá as boas-vindas oficiais do governo chinês e depois terá um encontro com o presidente Hu Jintao, quando haverá um ato de assinatura de acordos.

Na quarta-feira o programa da visita contempla uma reunião da presidente Dilma Rousseff com o presidente da Assembleia Popular (Parlamento) da China, Wu Bangguo, e com o primeiro-ministro, Wen Jiabao, antes de viajar a Sanya, na ilha de Hainan, onde se realizará a Cúpula do grupo Bric (Brasil, Rússia, Índia, China).

A mandatária brasileira participará também do Foro Econômico Asiático, que abordará o Desenvolvimento Inclusivo, agenda comum e novos desafios. Posteriormente, Dilma visitará o centro de pesquisas e desenvolvimento em Xian.

Com agências

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=151437&id_secao=1

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br