22/03/2011 12:00 am

DILMA VAI À CHINA PARA AMPLIAR EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS

DILMA VAI À CHINA PARA AMPLIAR EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS

Em três semanas, Dilma Rousseff fará a mais longa de suas viagens ao exterior até aqui. Nos dias 12, 13, 14 e 15 de abril, a presidente irá a Pequim, Sanya e Boal, na China. A visita tem interesses majoritariamente econômicos, embora a agenda inclua reuniões com o presidente chinês, Hu Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao.

A pedido de empresários e em favor do equilíbrio da balança comercial, Dilma busca um acordo sobre o acesso de produtos brasileiros ao mercado chinês. Ela participará de um seminário econômico da cúpula do Bric (formado por Brasil, Rússia, Índia e China e formalmente, a partir de abril, pela África do Sul) e do fórum dos países asiáticos. No fórum, Dilma foi convidada pelo presidente chinês para discursar depois dele. 

Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Segundo a Câmara de Comércio Brasil-China, as relações comerciais entre os dois países vêm crescendo 47,5% ao ano — tendência que se repete nas relações dos chineses com vários países de economia emergente. 

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, há superávit de mais de US$ 5 bilhões em favor do Brasil nas relações com a China. No retorno para o Brasil, Dilma poderá passar pela Grécia, para se encontrar com o presidente, Károlos Papúlias, e o primeiro-ministro, Georgius Papandreu. Essa viagem, porém, ainda não está definida.

Antes de ir à China, Dilma vai a Portugal nos próximos dias 29 e 30. A presidente acompanhará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — que será homenageado, no dia 30, com o título de doutor honoris causa pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – uma das mais antigas do mundo, criada no século 13. Em Lisboa, Dilma deverá se reunir também com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates.

Da Redação, com informações da Agência Brasil

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=150078&id_secao=1

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br