7/12/2012 12:00 am

Diálogos de paz: Congresso apresenta resultados de consulta

Diálogos de paz: Congresso apresenta resultados de consulta

 

As comissões de paz do Congresso colombiano apresentaram as propostas de paz da sociedade civil nas nove mesas regionais, convocadas pela comissão nos últimos meses.

 

As declarações, feitas por diferentes setores da população e organizações sociais, será encaminhado primeiro para as mesas de negociações do governo e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP), instaladas em Havana, Cuba, e em seguida será anunciado publicamente.

 

Participaram das consultas realizadas, de acordo com dados oficiais, duas mil 290 pessoas e mil 333 organizações sociais, para um total de 87 relatórios.

 

O representante da Câmara Joaquín Camelo disse que as propostas visam principalmente três questões-chave contidas na agenda de discussão entre as partes: a reforma agrária profunda, os mecanismos de participação política para as novas forças e sugestões sobre a substituição dos cultivos ilícitos.

 

Por sua parte, o deputado Ivan Cepeda disse, “se as negociações chegam a um acordo sobre o desenvolvimento agrícola, o primeiro item da agenda, podemos dizer que o processo ganhou uma base sólida”.

 

Enquanto isso, o delegado da ONU, Bruno Mora, elogiou o entusiasmo dos cidadãos em participar no processo de consulta popular.

 

Segundo a versão do jornal El Tiempo, predominam as propostas relativas aos direitos das mulheres chefes de família, o aumento do orçamento para o desenvolvimento rural e a diminuição dos recursos para a guerra.

 

Além disso, a assistência técnica e a capacitação dos camponeses em termos de competitividade e os direitos e garantias políticas para os desmobilizados sem estigmas nem retaliações.

 

Prensa Latina; tradução de Leo Ramirez

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=200733&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br