13/12/2010 12:00 am

DEU NA VEJA: TASSO FRAGOSO E SAMBAÍBA TÊM MAIOR CRESCIMENTO DO PIB NO PAÍS

DEU NA VEJA: TASSO FRAGOSO E SAMBAÍBA TÊM MAIOR CRESCIMENTO DO PIB NO PAÍS

Matéria da Veja sobre o PIB (Produto Interno Bruto) de todos os municípios brasileiros mostra que duas cidades maranhens estão entre as que registraram os maiores crescimentos do país.

Diz a revista: “CAMPEÕES DO CRESCIMENTO – Os nada famosos municípios de Sambaíba (Maranhão), Catas Altas (Minas Gerais), Morro da Graça (Minas Gerais), Nova Independência (São Paulo) e Tasso Fragoso (Maranhão) são os cinco municípios que registraram maior aumento do PIB.

Em Sambaíba e em Tasso Fragoso, a explicação vem do aumento da produção de soja, acompanhado de uma escalada dos preços do produto; em Catas Altas, a riqueza veio do aumento dos preços do minério de ferro; em Morro da Garça, a siderurgia também está por trás da mudança, porém pelo aumento da produção de carvão, que abastece a indústria; e em Nova Independência, o PIB teve o impacto positivo da inauguração de uma usina de açúcar e álcool.”

A matéria relata ainda que em cinco municípios a administração pública responde por mais de 70% do PIB. Isso significa que nessas cidades, que se mantêm basicamente com recursos do Fundo de Participação dos Municípios – com dinheiro público, portanto – não existe atividade produtiva.

Praticamente tudo o que circula na economia vem dos salários de funcionários públicos, do que ganham trabalhadores que prestam serviços a órgãos do governo ou de aposentadorias. Uiramutã (Roraima), Poço Dantas (Paraíba), Santo Antônio dos Milagres (Piauía), Areia de Baraúnas (Paraíba) e Santarém (Paraíba). são cidades mínimas (Uiramutã tem 7.790 habitantes), e tão frágeis economicamente que, como sintetiza a coordenadora da pesquisa, Sheila Zani, “só têm indústria porque, na classificação do IBGE padaria é indústria”.

A reportagem exibe ainda um mapa e gráfico interativos com o PÌB de cada cidade do Brasil.

Leia aqui a íntegra da matéria.

Fonte : blog Décio Sá

 

FONTE: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/deu-na-veja-tasso-fragoso-e-sambaiba-tem-maior-crescimento-do-pib-no-pais-8513.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br