22/03/2011 12:00 am

DETRAN-MA RETOMA VISITAS EDUCATIVAS DE ESCOLAS NA QUARTA-FEIRA

DETRAN-MA RETOMA VISITAS EDUCATIVAS DE ESCOLAS NA QUARTA-FEIRA

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por iniciativa da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, retomará nesta quarta-feira (23), às 9h, no auditório do órgão, na Vila Palmeira, as atividades do projeto educativo “Escola no Detran”, desenvolvidas com sucesso ao longos dos últimos dois anos. Participarão da ação, os alunos da Unidade Integrada Estado de Alagoas.

O coordenador da Educação para o Trânsito do Detran, Roberval Lopes Silva, informou que o projeto tem o objetivo de apresentar aos alunos de ensino fundamental e médio alguns princípios básicos no trânsito, voltados principalmente à segurança e a postura que eles devem ter perante a sinalização. “Devemos educar as crianças e jovens hoje para não ser preciso punir os adultos amanhã”, observou.

Ao longo dos últimos dois anos o Detran atendeu mais de 3 mil alunos de 31 escolas de São Luís com o projeto, que inicia com um breve city tour pelo pátio interno do Detran, onde os pequenos visitantes irão conhecer alguns setores do departamento, além de observar a sinalização de trânsito no local.

Já no auditório, os visitantes assistem à palestra “Crianças e Trânsito”, ministrada pelas educadoras do Detran, que de forma lúdica, chamam a atenção dos alunos para dicas importantes como: não colocar a cabeça do lado de fora do carro, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua sempre na faixa de trânsito, dentre outras.

Por meio de desenhos, os alunos registram percepções do que aprendem durante visita ao Detran

“Como professor sei da importância da educação e da experiência inesquecível que esses alunos vivenciam nessa interação, ainda criança, que é importante para que eles tenham uma noção correta do trânsito e nos ajudar a mudar, no futuro, essa realidade de acidentes e imprudências que vemos e convivemos hoje”, frisou o diretor geral do Detran/MA, Flávio Trindade Jerônimo.

É por meio das atividades lúdicas que as crianças estimulam seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor, desenvolvendo a imaginação, percepção e sentimentos. Com o lúdico na educação para o trânsito a criança aprende e descobre a importância das leis de trânsito, o respeito ao próximo e como se comportar nas vias.

Jogos lúdicos usando o trânsito como tema é uma das atrações de visita ao Detran

Logo em seguida os alunos participam de um jogo lúdico com perguntas sobre o trânsito e puderam registrar a sua noção desse dia diferente no Detran, por meio de desenhos. Nesta quinta (24) e sexta-feiras (25), o projeto atenderá alunos do ensino fundamental das escolas Nosso Mundo e Raio de Sol, respectivamente.

As escolas interessadas em agendar visitas ao Detran devem procurar a Coordenadoria de Educação para o Trânsito por meio do telefone 3089-2077, para formalizar a solicitação via oficio à direção geral do órgão, que oferece transporte para as escolas visitantes.
(Ascom/SSP)

 

 

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2011/3/21/detran-ma-retoma-visitas-educativas-de-escolas-na-quarta-feira-149658.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br