5/11/2010 12:00 am

DESEMPREGO DOS EUA SE MANTEVE EM OUTUBRO EM 9,6%

DESEMPREGO DOS EUA SE MANTEVE EM OUTUBRO EM 9,6%

Agencia EFE

Washington, 5 nov (EFE).- O índice de desemprego dos Estados Unidos se manteve em outubro, pelo terceiro mês consecutivo, em 9,6% e a economia teve um aumento líquido de 151 mil empregos, informou nesta sexta-feira o Departamento de Trabalho.

A maioria dos analistas tinha calculado que o índice de desemprego seria igual ao de agosto e setembro, mas esperava um aumento líquido menor, de cerca de 70 mil postos de trabalho.

O setor privado teve um lucro líquido de 159 mil empregos, a maior desde abril, que superou as expectativas dos analistas, que tinham calculado um aumento neste setor de cerca de 80 mil postos de trabalho.

As perdas de empregos maiores se produziram portanto no setor público, que ainda perde pessoas que tinha contratado temporariamente para realizar o censo nacional 2010.

O relatório do Governo mostra que as remunerações subiram de US$ 22,68 a hora em setembro para US$ 22,73 em outubro.

A taxa de subemprego – das pessoas que têm emprego em tempo parcial, mas queriam conseguir um de tempo completo e as pessoas que queriam estar empregadas mas abandonaram a busca por trabalho – caiu levemente de 17,1% em setembro para 17% em outubro.

Além disso, o Governo indicou que o número de pessoas que estiveram sem emprego durante mais de 27 semanas chegou em outubro a 41,8% de todos os desempregados, o que assinala um aumento do desemprego de longo prazo nos EUA.

Um dado menos positivo foi o aumento de 34.900 no número das pessoas com emprego temporário. Em geral, quando melhora a situação econômica e as empresas voltam a contratar pessoal permanente, diminui seu uso de trabalhadores enviados pelas agências de emprego temporário. EFE

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/desemprego-dos-eua-se-manteve-em-outubro-em-96-1.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br