5/01/2012 12:00 am

Desempregado lota agência em busca de emprego no começo do ano

Desempregado lota agência em busca de emprego no começo do ano

DE SÃO PAULO

Trabalhadores desempregados esperaram passar as festas de fim de ano para começar a procurar emprego.

Balanço da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo mostra que a procura por uma vaga no mercado nesta primeira semana de 2012 está muito maior do que o registrado em dezembro.

Na segunda-feira (2), as unidades do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) atenderam 1.980 trabalhadores, número que chegou a 5.000 na terça-feira (3).

Em dezembro, a média foi de 1.200 atendimentos por dia. Segundo a secretaria, a média –considerando todo o ano– é de 3.000 atendimentos diários.

“Resolvi vir logo no começo do ano procurar emprego para já começar o ano novo com o pé direito. E deu certo”, disse o ajudante de pedreiro Luiz Oliveira Júnior, que conseguiu agendar uma entrevista de emprego no posto Luz (região central de SP) do CAT.

Segundo o secretário-adjunto do Trabalho da capital, Luiz Antonio de Medeiros, quem procura o CAT sai com três ou quatro indicações de emprego. As principais vagas são para o setor de serviço, como telemarketing, limpeza etc.

Os salários oferecidos variam de R$ 600 a R$ 2.369.

A maior dificuldade, diz Medeiros, é encontrar trabalhadores mais qualificados. “Tem vaga, mas não tem trabalhador para ocupá-las. Não há açougueiro, por exemplo. Os supermercados disputam o trabalhador entre eles”, diz.

O trabalhador que quiser se cadastrar em uma das vagas disponíveis nos CATs deve apresentar RG, CPF e, se tiver, carteira de trabalho e número do PIS em uma dos postos de atendimento.

Um posto foi montado na praça do Patriarca, no centro da capital paulista. Outros endereços podem ser consultados no site da secretaria.

Em 2011, os postos registraram mais de 3.000 vagas de níveis médio e superior e 4.300 são para profissionais sem experiência em com fundamental completo ou incompleto.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1030279-desempregado-lota-agencia-em-busca-de-emprego-no-comeco-do-ano.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br