14/01/2011 12:00 am

DEFESA CIVIL MANDA DESOCUPAR PRÉDIO DA SEMA POR RISCO DE DESABAMENTO

DEFESA CIVIL MANDA DESOCUPAR PRÉDIO DA SEMA POR RISCO DE DESABAMENTO

Atendendo a uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão (Sintsep), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil determinou a desocupação imediata do prédio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), no Calhau. O órgão está instalado no imóvel onde funcionou a antiga Maciel Jardins e apresenta risco de desabamento devido a uma série de problemas estruturais.

Relatório elaborado pela Defesa Civil apontou problemas como infiltrações, corrosão, deformação no piso, em vigas e na laje. Os pilares e a cobertura também estão comprometidos e o reboco de argila (barro) está se desprendendo em vários pontos. Na inspeção, a equipe constatou também que a parede que circunda a área de cobertura está se soltando, oferecendo sério risco de acidente. Situado a poucos metros da orla marítima, o prédio está exposto ao salitre, o que acelera ainda mais o seu desgaste.

No relatório, a Defesa Civil classificou a situação do prédio como alarmante, pois já ocorreram vários desabamentos parciais da estrutura. No trecho final do documento, o engenheiro civil Clóvis da Silva Souza Filho, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), que comandou a vistoria, faz a seguinte recomendação: “pela forma como foi feito o estudo superficial e pelo número de deformações de grau macro detectado, entendo que a edificação precisa ser avaliada detalhadamente e passar por um processo de reforma imediata”.

Mais adiante, ele sentencia: “Enquanto tal fase acontece, definimos pela desocupação do local, que não tem, no momento, condições de uso com segurança”.

Fonte : Blog de Daniel Matos

FONTE: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/defesa-civil-manda-desocupar-predio-da-sema-por-risco-de-desabamento-8968.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br