18/05/2010 12:00 am

CUT REALIZA PROTESTOS PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

CUT REALIZA PROTESTOS PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO
18 de maio de 2010
Da Página da CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e sindicatos filiados realizam nesta terça-feira mobilizações e paralisações em defesa da aprovação do projeto que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais.
Em diferentes regiões, os trabalhadores vão organizar paralisações parciais em empresas, atrasos na entrada dos turnos matutinos e mobilizações de rua. O objetivo é enviar ao Congresso Nacional, onde o projeto aguarda votação, o aviso de que a CUT vai continuar insistindo nessa mudança constitucional.
Abaixo, uma primeira relação das mobilizações:

Alagoas – Ato público, às 8h, na Rua do Sol, em frente à agencia central dos correios.
Amazonas – Panfletagem nas fábricas Brastemp, Philips, Moto Honda, CBB, Samsung, Semp Toshiba, PST, LG, Yamaha, Dafra e CCE, em Manaus.
Bahia – Em Salvador, ato político na Praça da Piedade, a partir das 15h.Ceará – Caminhada da Praça da Imprensa à Assembleia Legislativa, seguida de visita aos gabinetes parlamentares. A CUT e entidades filiadas entregarão a cada deputado estadual uma carta reforçando a necessidade dos parlamentares pressionarem o Congresso Nacional pela votação. O presidente da Assembleia, deputado Domingos Filho, receberá um documento de apoio à redução da jornada.
Distrito Federal – Assembleia dos trabalhadores/as, no estacionamento do Teatro Nacional, com concentração a partir das 16 horas. Na sequência, grande panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto com material sobre a redução da jornada.
Espírito Santo – A CUT organizará uma grande panfletagem no centro de Vitória, a partir das 9h.
Mato Grosso – Distribuição de cartilha da redução da jornada, a partir das 16h, na Praça da Ipiranga, centro de Cuiabá.
Minas Gerais – Mobilização conjunta com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), marcada para as 14 horas, no pátio da Assembleia Legislativa.
Paraíba – A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) realiza nesta terça-feira, às 15h, mobilização na Lagoa, no Centro de João Pessoa. Às 16h, os manifestantes fazem panfletagem na rodoviária da capital. Faz parte da mobilização a entrega de um documento aos deputados federais da Paraíba, cobrando a aprovação da PEC.
Paraná – A CUT promoverá uma grande panfletagem na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, entre 17h e 19h.
Rio Grande do Sul – Diversas cidades vão se mobilizar. Confira a programação:ATO GERAL
6h- ato em frente ao aeroporto
10h – saída em caminhada do Laçador
13h – encerramento das atividades do dia com ato político em frente à Federasul
Porto Alegre
5h30 – concentração no Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e deslocamento para três fábricas.
Responsável: Lírio, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de POA: (51) 9808.7716
Canoas
6h – concentração no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e deslocamento para duas empresas metalúrgicas.
Responsável: Nelsinho, presidente do Sindicato de Canoas: (51) 8443.8002
Cachoeirinha
6h30 – concentração na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos de POA e deslocamento para uma empresa metalúrgica.
Responsável: Machado: (51) 9802.1325
Santa Rosa
6h – concentração na empresa ALIBEM Comercial de Alimentos.
Responsável: Giselda, Paulo Schitidt: (55) 9603.8058
Santo Cristo
Paralisação dos servidores públicos municipais.
Responsável: Vilson Weber, presidente do Sindicato dos Municipários: (55) 9614.6667
Horizontina
7h- concentração na empresa CHG.
Responsável: Ramos, do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina: (55) 9983.4028
São Leopoldo
6h – Concentração no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e deslocamento para uma empresa metalúrgica.
Responsável: Jorge, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo: (51) 9712.8552
Em Pelotas haverá uma caminhada até o Centro das Indústrias e Comércio, onde será realizado um ato público.
As cidades de Passo Fundo e Erechim ainda estão definindo a programação das atividades. Os trabalhadores de Santa Maria participarão das atividades em Porto Alegre.
Rio de Janeiro – Ato na Central do Brasil, a partir das 16 horas
Rondônia – Passeata com panfletagem a partir das 9h, no centro de Porto Velho.
São Paulo
Capital – o Sindicato dos Químicos realiza ato nas empresas Muriel do Brasil (Zona Leste), Globalpack (Zona Oeste), Cosmed (Região de Taboão) e Avon (Santo Amaro), a partir das 5h30 da manhã. Já o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, estarão nas ruas do centro da capital fazendo panfletagens e debates com a sociedade.
ABC – Em São Bernardo, a partir das 5h, assembléia no pátio da Mercedes-Benz. A partir das 7h30, concentração e passeata a partir da sede da TRW (avenida Fagundes de Oliveira, 1.680, Vila São José), Diadema. Participam da mobilização metalúrgicos e químicos. Pindamonhangaba – A partir das 9h, na praça Monsenhor Marcondes, sindicatos se unem para conscientização da sociedade sobre a importância da redução da jornada.
Vale do Paraíba – a subsede da CUT/SP organiza panfletagem e assembleia em duas empresas do setor de autopeças de Taubaté; panfletagem e assembléia na Votarantim Celulose, de Jacareí, além de panfletagem na Basf, de Guaratinguetá.
Sorocaba – a subsede da CUT fará panfletagem nos terminais urbanos de ônibus e no Centro Comercial de Sorocaba. Em seguida todos os dirigentes da região participam de debate sobre a importância da redução.
Campinas – haverá concentração na Praça Rui Barbosa, na região central, às 10h, onde será debatida a importância da redução da jornada e do dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Guarulhos – o Sindicato dos Vidreiros realiza assembleia na empresa Termo Glass, que está com 70% de seus trabalhadores (as) em greve, após a demissão de 93 profissionais. O objetivo é realizar o debate sobre a redução da jornada na empresa, que hoje é de 42,5 horas semanais.

FONTE: http://www.mst.org.br/node/9877

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br