3/12/2010 12:00 am

CÚPULA IBERO-AMERICANA DEBATE EDUCAÇÃO

CÚPULA IBERO-AMERICANA DEBATE EDUCAÇÃO

A educação será o destaque da XX Cúpula Ibero-Americana em Mar del Plata (Argentina), que será realizada nesta sexta-feira (3), e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros chefes de Estado e de governo da região. 

Segundo informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, o tema da reunião é Educação para a Inclusão Social, “em que o Brasil tem sólidos resultados a apresentar”, afirma o governo brasileiro. 

A expectativa é de que a cúpula invista recursos significativos para o desenvolvimento do projeto “Metas educativas 2021: A educação que queremos para a geração dos bicentenários”. Cerca de 20 chefes de Estado e governo participarão da reunião. 

Ao definir o tema para os debates, o governo argentino retoma, na comemoração do vigésimo aniversário das Cúpulas, dois dos conceitos fundamentais para os países ibero-americanos: a educação, motor do desenvolvimento, e a inclusão social, peça central para alcançar uma sociedade mais justa e fraterna. 

Antes de ir à Cúpula Ibero-Americana em Mar del Plata, o presidente Lula participa no Rio de Janeiro da III Conferência Brasileiros no Mundo, no Palácio Itamaraty. 

Na Argentina, o presidente brasileiro ratificará, juntamente com os demais líderes ibero-americanos o documento Metas Educativas 2021: a Educação que Queremos para a Geração dos Bicentenários”, já aprovado pelos ministros de Educação dos países representados, que tem por objetivo desenvolver, ao longo da década, uma educação que dê resposta a um conjunto de requisitos sociais inadiáveis no espaço ibero-americano. 

Segundo o Planalto, “além da adoção do já mencionado documento sobre metas educativas, espera-se que os resultados substantivos da Cúpula sejam plasmados em uma declaração política (“Declaração de Mar del Plata”), um documento programático (“Plano de Ação de Mar del Plata”) e em uma série de comunicados especiais sobre temas específicos, que incluem, entre outros, a defesa da democracia, o combate ao crime organizado, a necessidade de pôr fim ao bloqueio imposto a Cuba, o apoio à luta contra o terrorismo, e a questão das Malvinas”. 

Em Mar del Plata, o presidente brasileiro também terá reuniões bilaterais com o presidente Felipe Calderón (México) e o rei da Espanha, Juan Carlos. No sábado (4), serão realizadas a sessão em homenagem ao ex-presidente da Argentina Nestor Kirchner e a I Sessão Plenária da Cúpula. Às 10h45, ocorre a segunda sessão plenária, seguida de almoço.

 

Fonte: 
Blog do Planalto

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/2/cupula-ibero-americana-debate-educacao

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br