16/05/2012 12:00 am

Cuba realiza mudança experimental de gestão

Cuba realiza mudança experimental de gestão

 

O governo cubano anunciou nesta quarta-feira (16) que está fazendo uma mudança experimental nos dois mais novos estados do país, Artemisa e Mayabeque, criados há um ano e meio, nos quais as funções das autoridades estaduais e municipais serão divididas.

 

De acordo com uma matéria publicada no jornal Granma, a partir de 1º de junho os cargos de presidente das Assembleias, tanto em nível estadual quanto municipal, e de presidente dos Conselhos de Administração, também nesses dois níveis, serão separados. Até agora, a gestão de ambas as instituições eram desempenhadas por apenas uma pessoa, gerando dualidade em seu exercício.

 

O texto afirma que “o objetivo deste processo é conseguir que tais instâncias sejam mais racionais e eficientes, contem com uma maior precisão da missão de cada um dos órgãos de direção, uma melhor definição de suas funções e, fundamentalmente, para que se fortaleça o papel do governo em províncias e municípios”. Por isso, dentro dos próximos 18 meses os resultados da mudança serão avaliados para “uma possível generalização em todos o país”.

 

Dentro da nova concepção, que será aplicada de forma experimental, os representantes de cada uma das Assembleias estão aptos para nomear os integrantes de seus Conselhos de Administração, o que permitirá que cada instância se concentre nas atividades de direção e administração, respectivamente.

 

Com Ansa

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=183390&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br