22/06/2012 12:00 am

Crianças terão conferência para cobrar ações ambientais do governo

Crianças terão conferência para cobrar ações ambientais do governo

VENCESLAU BORLINA FILHO
DO RIO

Noventa crianças de nove regiões brasileiras farão parte de um comitê para discutir anualmente com o Ministério de Meio Ambiente as ações de proteção ambiental e sustentabilidade no país. O compromisso foi assumido nesta sexta-feira pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com a Fundação Xuxa Meneghel.

As crianças formaram uma carta com reivindicações e entregaram à ministra. Entre os pedidos, está a conservação do Pantanal, sem a instalação de hidrelétricas no ecossistema, o menor uso de agrotóxico nas lavouras de alimentos e a preservação dos rios, mar fauna e flora. A carta será colocada no site do ministério na internet para consulta pública.

Para a apresentadora de TV Xuxa, as crianças precisam ser mais ouvidas nas suas reivindicações. “É uma pena que as pessoas não queiram mais ouvir o que as crianças têm a dizer. As mudanças discutidas na Rio +20 (conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável) são para o futuro e eles [crianças] são o futuro”, disse a apresentadora.

A ministra afirmou que está nas mãos das crianças e adolescentes mudar os padrões de consumo. “A sustentabilidade é agora, não só para o futuro. No Brasil, as crianças e adolescentes somam 48 milhões de pessoas e são eles vão transformar os padrões de consumo”, disse Izabella, ao receber a Carta das Crianças para a Terra.

Xuxa e Izabella se encontraram no Humanidade 2012, evento organizado pela Fiesp e Firjan (federação das indústrias de São Paulo e do Rio de Janeiro) no Forte de Copacabana, em Copacabana, na zona sul do Rio. O evento ocorre paralelo à Rio +20, que termina nesta sexta-feira no Rio com a conclusão do documento final pelos chefes de Estado mundiais.

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1108887-criancas-terao-conferencia-para-cobrar-acoes-ambientais-do-governo.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br