10/12/2010 12:00 am

CRIADA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA

CRIADA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA

Nesta quarta-feira (8), foi criada a Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista (Abrabio), que reúne 51 empreendimentos da agricultura familiar de todas as regiões do País. O anúncio foi feito durante a abertura do 2º Encontro Nacional de Agricultura Familiar Orgânica, que prossegue até quinta-feira (9), no Instituto Bíblico de Brasília. 

Na abertura do encontro, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Daniel Maia, destacou que a organização da associação permitirá a inserção dos produtos orgânicos em um processo mais forte de negociação com os mercados interno e externo. 

O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos disse que existem hoje cerca de R$ 1,6 bilhão de recursos disponíveis do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para compra de produtos orgânicos. 

Arnoldo de Campos esclareceu que a Abrabio vai representar o interesse do mundo orgânico, potencializando a área de promoção comercial e promovendo um diálogo de desenvolvimento econômico sustentável. “O mercado de orgânicos tem crescido de 5% a 10% por ano. Outro grande desafio é fazer com que pequenos produtores se organizem e passem a ter mais capacidade para acessar o mercado consumidor”. 

Nesta quinta-feira (9), haverá a apresentação do processo eleitoral Abrabio e atividades voltadas para o planejamento estratégico do grupo. A associação foi criada para representar o universo de agricultores familiares, agroextrativistas, ribeirinhos, indígenas e quilombolas que trabalham com produtos orgânicos, sejam eles produzidos para uso naturais ou extraídos da natureza para confecção de artesanato. Os produtos dos empreendimentos associados já estão sendo exportados para 15 países.

 

Fonte: 
Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/8/criada-associacao-brasileira-da-agricultura-familiar-organica

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br