31/03/2011 12:00 am

COSTA DO MARFIM: ONU ADOPTA SANÇÕES CONTRA LAURENT GBAGBO

O Conselho de Segurança da ONU adoptou na quarta-feira, por unanimidade, uma resolução que impõe sanções ao Presidente Laurent Gbagbo (não reconhecido internacionalmente) e à sua comitiva, e exige a sua partida imediata.

A resolução impõe sanções dirigidas contra cinco pessoas, entre as quais Laurent Gbagbo e a sua mulher Simone, que vêem os seus bens congelados e que ficam interditos de viajar.

A medida das Nações Unidas “exorta” Laurent Gbagbo a “retirar-se imediatamente”, dando lugar ao Presidente internacionalmente reconhecido Alassane Outtara. 

Quatro meses depois do início de uma crise eleitoral que fez da Costa do Marfim palco de uma guerra civil entre forças ligadas a Ouattara e as forças leais a Gbagbo, a ONU revela que cerca de 460 pessoas morreram.

Na resolução, o Conselho de Segurança revela dar todo o seu apoio às forças da ONU na Costa do Marfim, a ONUCI, para utilizar “todas as medidas necessárias” no sentido de assegurar a protecção dos civis e impedir a utilização de armas pesadas contra as populações civis.

A adopção da resolução acontece numa altura em que as forças pró-Ouattara continuam a ganhar terreno com o controlo, nesta quinta-feira, de San Pedro, maior porto de exportação de cacau do mundo.

Já nesta quarta-feira as forças de Outtara entraram na capital do país, Yamoussoukro, após três dias de confrontos, e tomaram controlo de Soubré, situado a 120 quilómetros a Norte de San Pedro.

Desde o começo dos confrontos em Novembro, as forças pró-Ouattara, que controlam o Norte do país desde o fim da última guerra civil em 2002, têm vencido as forças leais a Gbagbo, que recusa ceder o poder.

 

FONTE: http://www.publico.pt/Mundo/costa-do-marfim-onu-adopta-sancoes-contra-laurent-gbagbo_1487648

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br