3/10/2011 12:00 am

Correios: marcada audiência de conciliação para terça

A ministra Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), marcou para a próxima terça (4), às 13h, a audiência de conciliação entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a Federação Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), entidade que representa os funcionários em greve desde o dia 13 de setembro.


A audiência de conciliação é a etapa obrigatória do dissídio coletivo quando as partes, sob a mediação do TST, tentam chegar a um acordo. Como a ação tem pedido de liminar, pode ser que a ministra dê alguma decisão em caráter emergencial antes da audiência.

A ação que pede o fim da greve chegou ontem (29) ao TST. De acordo com os Correios, a paralisação é abusiva e um “movimento atentatório à ordem pública”. A estatal também pede que, caso os trabalhadores insistam na greve, eles sejam multados diariamente em R$ 100 mil.

Para a ECT, a greve tem “nítido conteúdo político-ideológico” e causa prejuízo a serviços de natureza eminentemente sociais, como o pagamento de aposentadorias e a entrega de remédios por via postal. O dissídio coletivo tem pedido de liminar e está sob relatoria da vice-presidente do TST, Cristina Peduzzi.

Caso a suspensão não seja acatada, os Correios pedem que o tribunal determine à que pelo menos 70% dos empregados voltem ao trabalho em cada uma das unidades operacionais da empresa. A empresa alega que foi surpreendida pelo movimento grevista quando o processo de negociação para o acordo coletivo da categoria, relativo a 2011/2012, estava “em pleno andamento”. Também declara que, após o início da greve, tentou apresentar propostas que foram rejeitadas.

A estatal pede ainda que a Fentect garanta o trânsito de usuários e empregados e o fim de manifestações que resultem em depredação do patrimônio público.

Fonte: Agência Brasil

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=165349&id_secao=1

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br