8/11/2010 12:00 am

COREIA DO NORTE: FILHO DE KIM JONG-IL JÁ É NÚMERO DOIS DO REGIME

COREIA DO NORTE: FILHO DE KIM JONG-IL JÁ É NÚMERO DOIS DO REGIME

France Presse

SEUL, 8 Nov 2010 (AFP) -Kim Jong-Un, filho caçula do ditador norte-coreano Kim Jong-Il, aparantemente escolhido para sucedê-lo, foi reconhecido formalmente como o número dois do regime, e seu nome figura agora pela primeira vez logo atrás do de seu pai em uma lista oficial, indicaram analistas nesta segunda-feira.

A mídia oficial norte-coreana apresentou seu nome na segunda posição, atrás do de Kim Jong-Il, entre os membros do comitê de Estado que organizou o funeral de Jo Myong-Rok, um dos mais poderosos personagens do regime comunista, morto no sábado aos 82 anos.

A Coreia do Norte formou um “comitê de Estado para os funerais sob a presidência de Kim Jong-Il, (que inclui) Kim Jong-Un e outros 169 membros”, anunciou no domingo a agência oficial norte-coreana KCNA.

O comitê é integrado pelos personagens mais influentes do regime, que ocupam postos no governo ou no exército, entre eles Kim Yong-Nam, chefe de Estado de facto, e Ri Yong-Ho, chefe do Estado Maior das forças armadas da Coreia do Norte e vice-almirante.

Na ordem protocolar, estes dois homens costumavam ser citados à frente de Kim Jong-Un.

“Podemos deduzir que ele (Kim Jong-Un) é oficialmente o número dois do sistema político norte-coreano”, estimou Baek Seung-Joo, do Instituto Coreano de Análise de Defesa.

Uma lista oficial representa uma “boa indicação da hierarquia política de um país socialista como a Coreia do Norte”, acrescentou.

Aparentemente, a Coreia do Norte deu início ao processo de sucessão de Kim Jong-Il por Kim Jong-Un, que foi promovido a general do exército e escolhido para cargos importantes do partido comunista.

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/coreia-do-norte-filho-de-kim-jong-il-ja-e-numero-dois-do-regime.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br