8/03/2012 12:00 am

Contra a crise, autoridades mantêm juros na Europa

Contra a crise, autoridades mantêm juros na Europa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As duas principais autoridades monetárias do bloco europeu não alteraram as taxas de juros básicas (que servem de referência para empréstimos a consumidores e empresas) da região, mantidas em níveis historicamente baixos, num cenário de provável recessão no Velho Continente.

Enquanto o Banco da Inglaterra decidiu manter o juro básico no Reino Unido em 0,50% ao ano -nesse patamar há três anos– o BCE (Banco Central Europeu) optou por preservar a taxa de 1% ao ano para os 17 países que adotam a moeda comum europeia. A taxa foi rebaixada de 1,25% para o nível atual, em dezembro.

O Banco da Inglaterra também decidiu manter seu programa de estímulo à economia, e deve repassar mais 50 bilhões de libras (cerca de US$ 79 bilhões) ao sistema financeiro até maio, pelo menos.

O BCE também fez operação semelhante há poucos meses – na escala de € 530 bilhões– com o mesmo objetivo: manter o setor bancário abastecido de recursos, na expectativa de que parte desses recursos “migre” para a economia real na forma de concessão de crédito.

O BCE deve divulgar ainda hoje mais uma rodada de projeções para a economia do Velho Continente, antecipando uma recessão fraca para este ano.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1058903-contra-a-crise-autoridades-mantem-juros-na-europa.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br