24/03/2011 12:00 am

CONTINUAM ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROJETO OLIMPÍADA E CIDADANIA

CONTINUAM ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROJETO OLIMPÍADA E CIDADANIA

As inscrições para o projeto “Olimpíada e Cidadania – Qualificação Integrada dos Profissionais de Educação Física na Formação de Atletas/cidadãos” estão abertas até o dia 31. A ação é desenvolvida pela Fundação Demócrito Rocha, em parceria com o Ministério do Esporte.

A iniciativa é aberta para profissionais de Educação Física e estudantes do Maranhão, Ceará e Piauí. O objetivo é qualificar cerca de dez mil profissionais visando os vários eventos esportivos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos, como é o caso da Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Para a superintendente de Esporte e de Rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), Silvana Teixeira, o projeto representa a preocupação do Ministério do Esporte com a qualificação do profissional de educação física. A Sedel, segundo ela, acredita que um dos primeiros passos para o esporte se desenvolver é por meio de projetos dessa qualidade. “Esperamos que o maranhense aproveite a oportunidade”.

Um dos grandes desafios do projeto é conscientizar os profissionais de Educação Física com relação à importância deles para o esporte. De acordo com a presidente do Conselho de Educação Física, Seccional Maranhão, Denise Martins Araújo, a iniciativa, apoiada pelo Ministério do Esporte, tem um caráter muito valioso para os profissionais da área de Educação Física.

O projeto vai atualizar o conteúdo para os profissionais, além de mostrar e avaliar a condição do cenário do esporte brasileiro. “A qualificação do profissional para participar destes grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar é o principal benefício do projeto”, explicou Denise Araújo.

Denise Araújo acredita que o projeto vai desenvolver o profissional de educação física. “Vai ser um divisor de águas. Vamos adquirir informações que ainda não temos. Precisamos de conhecimento para atuar melhor na formação de atletas e cidadãos”, disse.

Curso

O lançamento do projeto ocorreu no fim de fevereiro. A carga horária é de 160 horas/aula e o curso será gratuito para profissionais registrados no Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (Cref 5), professores de Educação Física das escolas públicas e universitários da área que já tenham concluído mais de 50% do curso.

As aulas serão realizadas por meio de fascículos impressos, DVDs e via internet. Além disso, haverá a realização de mais dez seminários com a participação de atletas olímpicos em várias cidades dos estados agraciados no projeto. No Maranhão, os seminários ocorrerão em São Luís, Imperatriz e Caxias.

Futuro

De acordo com o vice-presidente do Grupo de Comunicação “O Povo”, João Dummar Neto, o Olimpíada e Cidadania é de vital importância e ressaltou a necessidade de bons profissionais de educação física. “Os atletas que competirão nas Olimpíadas de 2016 hoje têm doze, treze, quinze anos. Quem fará esse caminho de formação do atleta e do cidadão? O profissional de educação física”, explicou.

Inscrições

Os profissionais de educação física, professores da rede pública e estudantes têm até o dia 31 de março para realizarem as inscrições no projeto Olimpíada e Cidadania. Para isso, basta acessar o endereço eletrônicofdr.com.br/olimpiadaecidadania. As inscrições são gratuitas.

 

fonte: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=15118

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br