12/11/2010 12:00 am

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO VOLTARÁ A ANALISAR OBRA DE MONTEIRO LOBATO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO VOLTARÁ A ANALISAR OBRA DE MONTEIRO LOBATO

Nesta quinta-feira (11), o Ministério da Educação (MEC) devolveu ao Conselho Nacional de Educação (CNE) o parecer sobre a obra literária “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato. O documento original é de autoria da Câmara de Educação Básica (CEB) do CNE.

 
Conforme nota divulgada pela CEB, a câmara pretende fazer nova análise do parecer em sua reunião ordinária marcada para dezembro, quando será verificada a existência de pontos que possam, eventualmente, ter sido mal-interpretados sobre a presença de conteúdo racista e depreciativo na obra de Lobato.

Na nota, a CEB reafirmou seu compromisso com a defesa da liberdade de produção e de circulação de idéias, valores e obras como expressão da diversidade e pluralidade ideológica, estética e política no regime democrático vigente no Brasil. A câmara também salientou que repudia qualquer forma de censura, discriminação, veto e segregação, seja em relação a grupos, segmentos e classes sociais.

A entidade afirma ainda que seu parecer “não excluiu, não desqualificou e não depreciou a obra analisada. A CEB, no cumprimento de suas obrigações legais e regulamentares, tão somente recomendou e dispôs sobre os cuidados necessários ao seu aproveitamento com fins educativos”.

A câmara encerrou o comunicado considerando o debate provocado pela obra “importante por trazer à luz a questão do racismo e dar visibilidade às formas de preconceito e de discriminação ainda subsistentes na sociedade brasileira”.


Fonte: 
Ministério da Educação

FONTE:http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/11/conselho-nacional-de-educacao-voltara-a-analisar-obra-de-monteiro-lobato

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br