13/09/2011 12:00 am

Conselho Latino-americano de Igrejas pede libertação dos Cinco

O Conselho Latino-americano de Igrejas (CLAI) solicitou ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama que considere a libertação dos cinco cubanos prisioneiros há 13 anos por lutar contra o terrorismo, para o Natal de 2011.

No texto da carta difundido na segunda-feira em Quito, o CLAI recordou a Obama que em cumprimento de seu compromisso pela Paz e a Justiça, é necessário que interceda por situações que reclamam justiça e trato humanitário.

Gerardo Hernandez, Antonio Santiago, Renê Gonzalez, Ramon Labañino e Fernando Gonzalez, conhecidos como Os Cinco, foram presos por agentes do FBI em 1998 e depois de 17 meses de isolamento, levados a julgamento e condenados.

Ao completar-se 13 anos dessa situação, o CLAI solicita ao governo dos Estados Unidos permitir as visitas familiares, cuja negação viola o trato humanitário garantido pela Carta de Direitos Humanos.

E continua a carta assinada pelo Reverendo Nilton Giese, secretário geral do CLAI, pedindo a Obama que o 11º Circuito de Apelações de Atlanta retome o caso dos Cinco imediatamente.

Em caso de não o fazer, conclui o pedido do CLAI, “Você como presidente dos Estados Unidos considere decretar a libertação dos Cinco para a Natal do 2011”.

Prensa Latina

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=163782&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br