16/11/2010 12:00 am

CONSELHO EUROPEU PEDE RESPONSABILIDADE EM GESTÃO DA CRISE DA DÍVIDA

CONSELHO EUROPEU PEDE RESPONSABILIDADE EM GESTÃO DA CRISE DA DÍVIDA

 Agencia EFE

Bruxelas, 16 nov (EFE).- O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, pediu nesta terça-feira “responsabilidade” na gestão da crise da dívida na zona do euro e ressaltou que “as decisões de um país afetam os demais”.

“O euro é o sinal mais visível e palpável de nosso destino comum. Compartilhar uma moeda significa que as decisões de um afetam todos”, disse Van Rompuy, quem acrescentou que “o interesse nacional e o europeu não podem continuar separados”.

“Agora, temos que atuar com responsabilidade”, destacou o presidente do conselho, em uma conferência em Bruxelas.

As declarações de Van Rompuy foram dadas pouco antes da reunião mensal dos ministros das Finanças da zona do euro em Bruxelas, na qual debaterão as dificuldades de financiamento de alguns países, especialmente de Irlanda e Portugal.

Os chefes de Estado e Governo da União Europeia (UE) ressaltaram nos últimos dias que continuam preparados para sair ao resgate da Irlanda, caso esta solicite a ajuda financeira de seus parceiros, mas Dublin negou que precise de ajuda por enquanto.

O presidente do Eurogrupo, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, disse nesta terça-feira que “se os irlandeses apresentarem uma solicitação de ajuda à UE”, o bloco concederá. Além disso, ele advertiu para o risco de contágio a outros países da região.

“Os irlandeses sabem muito bem que não se trata só da Irlanda”, disse Juncker à emissora alemã “DAF”.

Fontes diplomáticas destacaram que a Irlanda está manobrando para conseguir com que o resgate afete apenas seu deteriorado setor bancário e não seu orçamento público, evitando ter de pactuar um duro pacote de reformas e condições com seus credores.

Por enquanto, o Governo irlandês cifrou o resgate do sistema financeiro em cerca de 50 bilhões de euros, o que poderá elevar o déficit público em 2010 para 32% do PIB.EFE

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/conselho-europeu-pede-responsabilidade-em-gestao-da-crise-da-divida.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br