4/05/2012 12:00 am

Congresso da ANPG pressiona por aumento da bolsa de pesquisa

Congresso da ANPG pressiona por aumento da bolsa de pesquisa

 

Pressionar pelo aumento das bolsas de pesquisa no país, sem reajuste há quase quatro anos, o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos está mobilizando estudantes da pós-graduação em todas as atividades do evento, que começou na quinta (3) e vai até o domingo (6). Para a presidente Elisangela Lizardo, da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), que promove o congresso, “sem a valorização dos pós-graduandos o desenvolvimento da ciência no Brasil não se efetivará plenamente”.

 

“O congresso, além de reunir e discutir os rumos da Pesquisa, Ciência e Tecnologia, também é um espaço para os cientistas botarem a boca no trombone e contar qual é a realidade do pesquisador brasileiro hoje”, completou Elisangela. Atualmente, quem quiser se dedicar à pesquisa acadêmica recebe uma bolsa de R$ 1.200 (para mestrado) e R$ 1.800 (doutorado).

 

A presidente da ANPG, que mantém uma forte campanha pelo aumento das bolsas de pesquisa, reforça que o reajuste das bolsas permeia todas as discussões do evento e promove questionamentos sobre quais os desafios da pesquisa acadêmica brasileira.

 

Nesta sexta-feira (4), um dos destaques da programação é justamente um debate, às 09h30, sobre “Pesquisa e Pós-graduação: desafios para a construção de uma universidade sem fronteiras”, com a participação de Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Gustavo Balduino, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

 

Até o final do congresso, estima-se que cerca de mil pesquisadores passarão pela Universiade Federal de São Paulo (Unifesp), onde ocorre.

Serviço:

O que: 23ºCongresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG)

Quando: 3 e 6 de maio

Onde: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Rua Botucatu, 740, Vila Clementino

Informações: http://www.anpg.org.br/

Da Redação com ANPG

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=182360&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br