11/11/2010 12:00 am

CONCURSO VAI SELECIONAR PROJETO PARA ATENDER AGRICULTORES FAMILIARES NA CADEIA DE BIODIESEL

CONCURSO VAI SELECIONAR PROJETO PARA ATENDER AGRICULTORES FAMILIARES NA CADEIA DE BIODIESEL

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), abriu nesta quarta-feira (10)  inscrições para Concurso de Fomento a Participação da Agricultura Familiar na Cadeia Produtiva do Biodiesel. O objetivo é selecionar um projeto para definir soluções gerenciais tecnológicas e implementá-las em empreendimentos coletivos de agricultores familiares.

O projeto selecionado irá atender 37 empreendimentos inseridos no Programa Nacional de Produção e Uso Sustentável do Biodiesel (PNPB), nos estados da Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O projeto beneficia 18 mil agricultores familiares.

Poderão participar instituições qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sendo recomendável que estejam previamente cadastradas no Sistema de Ater Pública (Siater), nos estados que são objeto do concurso. Para apresentar as propostas, os interessados deverão acessar o Portal de Convênios (Siconv) e incluir a proposta no programa 4900020100108.

Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, o objetivo com a seleção do projeto é melhorar a qualidade da gestão das cooperativas de agricultura familiar inseridas da cadeia produtiva do biodiesel e prepará-las para o desafio do crescimento.

Segundo Campos, em 2006, eram quatro cooperativas de agricultores no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Três anos mais tarde, em 2009, este número cresceu para 42 cooperativas que, naquele ano, responderam por 64% das vendas de oleaginosas dos agricultores familiares para o programa, totalizando cerca de R$ 677 milhões comercializados.

O diretor informou ainda que a SAF/MDA irá capacitar, a partir de março de 2011, os técnicos que irão executar o projeto para a aplicação da Metodologia de Assistência Técnica em Organização, Gestão, Produção e Comercialização para empreendimentos da Agricultura Familiar (MAT-Gestão). Estão previstas cinco oficinas para a capacitação.

As inscrições vão até 24 de novembro e o edital e os anexos do concurso encontram-se disponíveis no site do MDA.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/10/concurso-vai-selecionar-projeto-para-atender-agricultores-familiares-na-cadeia-de-biodiesel

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br