25/01/2011 12:00 am

COMITÊ DISCUTE AÇÕES DE PREVENÇÃO ÀS VÍTIMAS DE DESASTRES NATURAIS

COMITÊ DISCUTE AÇÕES DE PREVENÇÃO ÀS VÍTIMAS DE DESASTRES NATURAIS

Representantes de órgãos e entidades não governamentais, integrantes do Comitê de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV), estiveram reunidos, nesta segunda-feira (24), no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM/MA). Nesta primeira reunião do CPAV foram discutidas as ações que serão desenvolvidas pelo Comitê no caso de desastre natural.

O comitê, que será coordenado pelo secretário Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, terá como finalidade específica promover medidas de prevenção e de reparação de danos causados pela ocorrência de chuvas em escala anormal, haja vista que os institutos meteorológicos prevêem uma grande quantidade de chuva para o estado nos dois próximos meses.

Para o tenente-coronel Vieira, a reunião foi viável e oportuna, tendo em vista que o sucesso do trabalho de prevenção dependerá da efetiva participação de todos os entes envolvidos. “A cada encontro poderemos estar discutindo e apresentando propostas que tenham como foco justamente atuar, antecipadamente, e, assim, frear os efeitos de um desastre natural como agora estamos vivenciando na Região Serrana do Rio de Janeiro”, enfatizou.

Durante mais de duas horas, os representantes discutiram pontos da catástrofe registrada em 2009, quando milhares de pessoas foram atingidas pelas enchentes que castigaram mais de 110 dos 217 municípios maranhenses. Na oportunidade, os participantes dos órgãos encaminharam sugestões para serem adotadas, a curto e médio prazos, a fim de assegurar que as ações do órgão sejam eficazes e efetivas.

Como aconteceu em 2009, ficou definido no encontro que todo o trabalho de arrecadação de dados juntos aos Conselhos de Defesa Civil (Condec) ficará a cargo da Defesa Civil Estadual, bem como será da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com as dos respectivos municípios, a assistência no momento do desastre e pós-desastre às vítimas.

A reunião contou com a presença do comandante-geral do CBM/MA, coronel Marcos Sousa Paiva; do coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Robério dos Santos; do secretário Chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel José de Ribamar Vieira; além de representantes das Secretarias de Saúde e Agricultura; OAB; Exército; Polícia Militar; Empresa de Correios e Telégrafos; Funasa; Instituto Plan Internacional; Câmara de Vereadores de Anapurus, entre outros.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=13921

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br