29/10/2010 12:00 am

COMEÇA A INSPEÇÃO DE HOSPITAIS DE SÃO LUÍS

COMEÇA A INSPEÇÃO DE HOSPITAIS DE SÃO LUÍS

A ação da Vigilância Sanitária tem o objetivo de assegurar o cumprimento de medidas de segurança contra a proliferação da bactéria Klebsiella

Carolina Mello 

A Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado (Suvisa) começou a inspecionar os hospitais com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de São Luís ontem à tarde. A ação tem o objetivo de assegurar o cumprimento de medidas de segurança contra a proliferação da bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). O primeiro local visitado foi o Hospital São Domingos (Bequimão). Segundo a Suvisa, o hospital atende às exigências de controle de infecções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mais 13 unidades de saúde serão visitadas até o início de dezembro. As inspeções têm caráter preventivo. Não há registro de presença da bactéria no estado até agora.

Foram inspecionadas a UTI, o laboratório, a farmácia e a área de limpeza do São Domingos. Nesses locais, a Suvisa observou aspectos como higiene e uso adequado de medicamentos, considerados essenciais para a segurança hospitalar. Segundo o órgão, houve entrega de material informativo sobre o tema. A unidade de saúde foi aprovada. “Já conhecíamos o protocolo e a realidade do hospital”, disse a chefe do Núcleo de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Suvisa, Rosimeire Medeiros. Segundo ela, o hospital que não estiver seguindo às precauções necessárias está passível de interdição ou multa.

CALENDÁRIO

Até o fim de novembro os hospitais com UTIs receberão orientação preventiva

20/10 – Hospital Djalma Marques
03/11 – Hospital Clementino Moura
04/11 – Maternidade Marly Sarney
05/11 – Maternidade Benedito Leite
08/11 – Hospital Aliança
09/11 – Hospital Tarquínio Lopes
10/11 – UDI Hospital
11/11 – Hospital Aldenora Bello
12/11 – Centro Médico
22/11 – Hospital Procardio
23/11 – Hospital Português
24/11 – Clínica São Marcos
25/11 – Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos
26/11 – Hospital Carlos Macieira
29/11 – Maternidade Benedito Leite

FONTE:http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=63448


CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br