29/03/2011 12:00 am

CLODOMIR PAZ ANUNCIA MELHORIAS PARA O SISTEMA DE TRÂNSITO E TRANSPORTE DE SÃO LUÍS

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, participou, na manhã desta segunda-feira (28), de um painel promovido pela Câmara Municipal para discutir melhorias no trânsito de São Luís. Durante o debate, o titular da SMTT fez uma exposição das ações e dos projetos que o órgão implementará na capital.

 

Durante a abertura do painel, Clodomir Paz disse que, ao ser convidado pelo prefeito João Castelo para assumir a Secretaria, sabia dos desafios que enfrentaria no comando da pasta. O secretário-adjunto da SMTT, José Artur Cabral Marques, também esteve presente ao evento.

 

“Estive, na última semana, em Brasília, participando do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Trânsito e Transporte, que contou com a presença do ministro das Cidades, Mário Negromonte, e de outras autoridades federais do setor”, declarou Clodomir, ao lembrar que São Luís foi incluída no PAC Mobilidade, entre as cidades com mais de um milhão de habitantes.

 

“Era conhecedor dos desafios inerentes à pasta. Não obstante, diante dessa realidade, temos buscado, com muito trabalho e perseverança, proporcionar melhores condições aos usuários dos serviços de trânsito e transporte da nossa cidade”, complementou Clodomir.

 

Clodomir Paz afirmou que as dificuldades enfrentadas atualmente em São Luís não são peculiares somente ao município. “É uma realidade que não é melhor e nem pior do que outras cidades do país”, disse o secretário ao destacar que, com o crescimento da cidade nos últimos anos, há a necessidade de investimentos.

 

Investimentos– Entre os investimentos a serem implementados pela administração do prefeito João Castelo (em fase de licitação), Clodomir Paz destacou a realização de obras estruturantes que darão, conforme ele, mais fluidez ao trânsito da capital. De acordo com o secretário, as ações amenizarão os transtornos enfrentados pela população em algumas vias da cidade.

 

Paz citou como intervenções o prolongamento da Avenida Litorânea, a construção dos viadutos da Forquilha e da rotatória do Calhau (próximo ao comando geral da Polícia Militar) e a construção de uma nova via que passará pelo Barramar em direção à Avenida Luiz Eduardo Magalhães.

 

Sinalização horizontal e verticalParalelo a isso, Clodomir disse que, no que tange à sinalização horizontal e vertical, serão substituídos semáforos convencionais por inteligentes com lâmpadas à base de Led, o que dará, segundo ele, um maior tempo de vida útil e foco de percepção aos motoristas.

 

O secretário informou ainda que será criado na SMTT um centro de operação e monitoramento à distância a fim de ressincronizar os semáforos na eventualidade de falta de energia elétrica nos mesmos. “Não será necessário deslocar uma equipe até lá para fazer este tipo de serviço, da própria secretária ele poderá ser feito”, acrescentou Clodomir.

 

Em relação aos terminais de integração, Clodomir Paz afirmou que melhorias e manutenção permanente serão executadas de acordo com as necessidades. O titular da SMTT anunciou ainda que 300 novos abrigos serão instalados bem como a reforma e manutenção dos atuais.

 

Corredor exclusivoClodomir Paz revelou que está em fase de estudo a implantação de um corredor exclusivo de ônibus. Pelo projeto em análise, o trajeto teria como percursos o Terminal da Praia Grande passando pelas avenidas Castelo Branco, Colares Moreira e Jerônimo de Albuquerque até o do Distrito Industrial, na BR-135.

 

“Todas as propostas que apresentamos neste painel são viáveis, palpáveis e de execução nesta gestão”, enfatizou Paz.

 

Por fim, Clodomir disse que com a entrega, no último dia 17, de mais 50 novos ônibus – o que totaliza cerca de 280 novos coletivos renovados – a média de idade da frota de ônibus diminuiu de 7,5 anos para 6,28 anos após este incremento.

 

O sistema de transporte da cidade conta com 191 linhas, operando com 1056 ônibus numa frota de 1208 veículos, formado por cinco terminais de integração num total de 550 mil usuários diários.

 

fonte: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3143

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br