28/06/2010 12:00 am

CLOC REALIZA CONGRESSO EM OUTUBRO NO EQUADOR

CLOC REALIZA CONGRESSO EM OUTUBRO NO EQUADOR
28 de junho de 2010

Da Comunicação CLOC

O Equador se prepara para receber mil delegadas e delegados das diversas organizações camponesas do nosso continente, em outubro, quando será realizado o V Congresso da Coordenadoria Latinoamericana de Organizações do Campo, CLOC.

O V Congresso da CLOC acontecerá de 8 a 16 de outubro, em Quito, onde também será realizada a IV Assembleia de Mulheres do Campo e a III Assembleia dos Jovens.

O Congresso é resultado de um processo de luta, avaliação e formação continental, iniciado há um ano, em abril de 2009, na cidade de Havana, Cuba, e que se fortaleceu ainda mais depois da reunião em nível continental e internacional da Via Campesina, que ocorreu em outubro de 2009, em Quito, Equador.

Esse cenário é um desafio para retomar a articulação da luta continental. É uma ocasião para chegar a definições políticas e orgânicas, e que se configura, ao mesmo tempo, em um desafio massivo para que consigamos mobilizar mil delegados de todo o continente latinoamericano. Será, também, um lugar de fortalecimento de alianças estratégicas, de integração de novas organizações nacionais e sub-regionais, e de fortalecimento das organizações desde a base até suas instâncias nacionais.

Por meio de fóruns no país sede do Congresso, está sendo realizado um processo de preparação entre as organizações parceiras da CLOC, animados pelo debate dos temas propostos para o Congresso, aprovando propostas para levar ao espaço de construção coletiva chamado V Congresso da CLOC.

Objetivos e propostas do Congresso

Propiciar a integração regional latinoamericana

Fomentar o internacionalismo e recuperar a mística deste tema ao interior da CLOC

Fortalecer a Campanha pela “Não violência contra as mulheres”

Fomentar a articulação campo-cidade e estabelecer alianças com outros setores, promovendo a participação de novas organizações nacionais. Articular, também, intelectuais orgânicos sobre temas específicos

Potencializar a participação da juventude em organizações locais e nacionais

Ampliar a CLOC com novas organizações nacionais

FONTE: http://www.mst.org.br/node/10177

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br