28/01/2011 12:00 am

CIMEIRA VAI FAZER PROGREDIR ESTADO DE DIREITO EM ÁFRICA

CIMEIRA VAI FAZER PROGREDIR ESTADO DE DIREITO EM ÁFRICA

O presidente da comissão da União Africana (UA) sublinhou, ontem, a “importância da XVI cimeira” da organização, que se realiza, no domingo e na segunda-feira, em Addis Abeba.
A XVI  cimeira, afirmou Jean Ping, realiza-se “no momento em que as questões de direito, de mudanças anticonstitucionais de poderes,   da corrupção e de abusos do poder estatal são questões que ameaçam a paz e a estabilidade do continente”. O presidente da comissão da UA  exprimia-se, em Addis Abeba, na sessão de abertura da reunião ministerial dos Estados membros da organização continental, que prepara a cimeira. Esta reunião do Conselho Executivo da UA, que termina hoje, tem uma ordem de trabalhos vasta, prosseguiu Ping, referindo-se, principalmente aos “recentes acontecimentos ocorridos no continente”, como a crise da Costa do Marfim, a “revolução do jasmin” na Tunísia e o referendo de autodeterminação do Sudão Sul.
Os delegados,  a maior parte ministros dos Negócios Estrangeiros, examinam igualmente vários textos vinculativos e um projecto de declaração sobre os “valores compartilhados em África”, tema oficial da próxima cimeira.

 

FONTE: http://jornaldeangola.sapo.ao/13/0/cimeira_vai_fazer_progredir_estado_de_direito_em_africa

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br