10/12/2010 12:00 am

CIDADE NA FRONTEIRA DO MATO GROSSO COM BOLÍVIA É NOVO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO

CIDADE NA FRONTEIRA DO MATO GROSSO COM BOLÍVIA É NOVO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO

Nesta quinta-feira (9), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural tombou o conjunto urbanístico e paisagístico da cidade de Cáceres, no Mato Grosso. A reunião do conselho analisa os pedidos de tombamento apresentados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), até sexta-feira (10), no Rio de Janeiro. 

A cidade, que agora está na lista do patrimônio cultural do Brasil, nasceu de uma pequena vila, fundada em 1778, em pleno pantanal mato-grossense.  

Para o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, “o tombamento de Cáceres é um marco na estratégia de proteção e conhecimento no processo de definição da fronteira do Brasil, e sem dúvida, acrescenta o conjunto das cidades de Corumbá e Vila Bela da Santíssima Trindade e dos Fortes de Príncipe da Beira e Coimbra”.

Com uma extensão territorial de 24,6 km², Cáceres é um dos maiores municípios brasileiros. Sua área é superior a do estado de Sergipe e quase cinco vezes maior que o Distrito Federal. É cortada pelo Rio Paraguai, que com seu transbordamento anual forma o pantanal mato-grossense, e faz fronteira com a Bolívia.

Ressaltando a necessidade da proteção federal para o município mato-grossense, o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam/Iphan) destacou os valores históricos, urbanísticos e paisagísticos de Cáceres. Desde sua fundação, a cidade desempenhou importante papel para a definição de fronteiras entre terras lusas e castelhanas. Também foi fundamental para a defesa da fronteira entre terras brasileiras e bolivianas, representando importante documento da história urbana do País.

 

Fonte:
Iphan

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/9/cidade-na-fronteira-do-mato-grosso-com-bolivia-e-novo-patrimonio-cultural-brasileiro

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br