30/09/2010 12:00 am

CHANCELARIA ARGENTINA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM REBELIÃO MILITAR NO EQUADOR E APOIA CORREA

CHANCELARIA ARGENTINA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM REBELIÃO MILITAR NO EQUADOR E APOIA CORREA

Luiz Antônio Alves
Correspondente da Agência Brasil na Argentina


Buenos Aires – A Chancelaria argentina divulgou, há pouco, nota em apoio ao presidente do Equador, Rafael Correa, que enfrenta um grande protesto de militares e policiais contra a lei que reduz seus salários. A proposta, de autoria do próprio Correa, já foi aprovada pelo Congresso. 

Na nota, a Chancelaria argentina expressa “profunda preocupação pelos acontecimentos protagonizados hoje no Equador pelos militares das Forças Armadas e pelos policiais nas cidades de Guayaquil e Quito. A Chancelaria testemunha sua confiança na constitucionalidade democrática do país irmão e na autoridade politica do presidente constitucional, Rafael Correa Delgado”.

A Chancelaria também manifesta esperança de que seja encontrada a melhor solução para o conflito, “em defesa dos altos interesses do povo e do governo equatorianos”. A nota informa, ainda, que a Chancelaria argentina está em permanente contato com as autoridades do governo de Rafael Correa, acompanhando de perto a situação.

A televisão argentina mostra, ao vivo, manifestantes nas ruas de Quito levando bandeiras em apoio a Rafael Correa. O presidente concedeu entrevista por telefone a uma emissora de TV de Buenos Aires dizendo que se considera traído. “Esses acontecimentos fazem parte de uma conspiração”, afirmou Correa. Até o momento, os acontecimentos no Equador estão sendo considerados pelo governo como uma rebelião militar e policial, e nada mais que isso.

Edição: Nádia Franco//Matéria alterada para correção de informação

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/web/ebc-agencia-brasil/enviorss/-/journal_content/56/19523/1065481

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br