12/11/2010 12:00 am

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA LANÇA PROJETO PARA LOCALIZAR PESSOAS DESAPARECIDAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA LANÇA PROJETO PARA LOCALIZAR PESSOAS DESAPARECIDAS

Foi lançado o projeto de engajamento social do Centro Universitário de Brasília – UniCeub. O projeto divulgará pessoas desaparecidas em todo material que for produzido pelo Centro Universitário, além do mapeamento colaborativo de desaparecidos. A iniciativa é resultado de parceria entre o Uniceub, a Secretaria de Direitos Humanos e o Ministério da Justiça. 

O lançamento oficial foi nesta quarta-feira (10), na reitoria do Centro Universitário, em Brasília. O mapeamento colaborativo é um recurso a mais para solucionar os casos de desaparecimento, pois qualquer pessoa poderá registrar o desaparecimento de parentes ou amigos. “É um recurso visual que não substitui o cadastro na Secretaria de Direitos Humanos e o Boletim de Ocorrência, mas complementa-os”, explica o gestor de Mídias Digitais do UniCeub, Walisson Oliveira. No mapa, haverá informações sobre a pessoa procurada, foto, local de desaparecimento e contato com os familiares. Para acessar o mapa, basta entrar no endereço www.uniceub.br/desaparecidos. 

Segundo o site www.desaparecidos.mj.gov.br, o Distrito Federal contabiliza cerca de 20% dos casos de sumiços em todo o País. Em fevereiro, o Ministério da Justiça implantou um novo sistema para facilitar o registro de crianças desaparecidas, o Cadastro Nacional. 

Qualquer cidadão pode registrar desaparecimentos pelo site do Ministério da Justiça, mas é necessário que a pessoa faça o boletim de ocorrência. “O BO contribui com a melhor compreensão do fenômeno e do tratamento estatístico e qualitativo para pesquisas e subsídios”, afirmou a chefe de Divisão da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente (SNPDCA), Denille da Silva Melo.

 

Fonte: 
Secretaria de Direitos Humanos

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/11/centro-universitario-de-brasilia-lanca-projeto-para-localizar-pessoas-desaparecidas

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br