CENTRO DE ESTUDOS DA MÍDIA ALTERNATIVA SERÁ LANÇADO EM SÃO PAULO
No dia 14 de maio, às 19h, no auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo ocorrerá o lançamento do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”. O Centro de Estudos reúne em seu conselho jornalistas progressistas e lutadores sociais. Os objetivos principais são contribuir na luta pela democratização da comunicação, fortalecer a mídia alternativa e comunitária, promover estudos sobre a estratégica frente midiática e investir na formação dos novos comunicadores.
O nome “Barão de Itararé” é uma homenagem ao jornalista Aparício Torelli (1895-1971), considerado um dos criadores da imprensa alternativa no país. Ele também é considerado o “pai do humorismo brasileiro”, segundo a biografia elaborada pelo filósofo Leandro Konder. Criador dos jornais A Manha e Almanhaque, ele ironizou as elites, criticou a exploração e enfrentou os governos autoritários. Militante do Partido Comunista do Brasil (PCB), foi eleito vereador pelo Rio de Janeiro em 1946, e teve seu mandato cassado junto com a cassação do registro do PCB, em 1947.
O lançamento da nova entidade ocorrerá durante o seminário nacional “A mídia e as eleições de 2010”. As inscrições para o evento custam R$ 20, e vão até 12 de maio. Os interessados devem entrar em contato com Danielli Penha pelo telefone (11) 3054-1829 ou pelo e-mail britarare@gmail.com.
Fonte: Blog do Miro – http://altamiroborges.blogspot.com/
FONTE: http://www.piratininga.org.br/