3/12/2010 12:00 am

CENTRO BRASILEIRO SERÁ FONTE DE PESQUISAS NA ÁREA DE BIOTECNOLOGIA

CENTRO BRASILEIRO SERÁ FONTE DE PESQUISAS NA ÁREA DE BIOTECNOLOGIA

O Centro Brasileiro  de Material Biológico (CBMB), que começa a ser construído nesta sexta-feira (3) em Xerém, no Rio de Janeiro (RJ) será fonte de referência nacional para  pesquisadores de biotecnologia. 

O espaço será uma fonte de consulta sobre material biológico e guardará microorganismos e culturas de células para pedidos de patentes. O início das atividades está previsto para 2012. O centro é fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

“O Centro é fundamental para preservar o conhecimento gerado no Brasil, garantir o retorno das pesquisas e estimular ainda mais a inovação em biotecnologia” afirmou o presidente do Inpi, Jorge Ávila.  

De acordo com a Lei de Propriedade Industrial, o material biológico essencial para um pedido de patente deve ser obrigatoriamente depositado em instituição credenciada. Até agora, não existe tal instituição credenciada na América Latina e o CBMB irá assumir esta função, facilitando o processo para os pesquisadores brasileiros.

Após o período de sigilo nos processos de patente, o material biológico poderá ser disponibilizado ao público para fins de pesquisa. O CBMB atuará ainda como um backup estratégico de coleções de microorganismos e culturas de células desenvolvidas no Brasil. 

Para que o Centro também possa ser reconhecido futuramente como Autoridade Depositária Internacional (IDA), o Brasil está discutindo a adesão ao Tratado de Budapeste, que credencia os centros depositários no mundo.


Fonte: 
Inpi

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/2/centro-brasileiro-sera-fonte-de-pesquisas-na-area-de-biotecnologia

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br