20/12/2010 12:00 am

CASTELO ENTREGA OBRA DE RECUPERAÇÃO DO HOSPITAL DA CRIANÇA À POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS

CASTELO ENTREGA OBRA DE RECUPERAÇÃO DO HOSPITAL DA CRIANÇA À POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS

O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, entregaram, na manhã desta sexta-feira (17), a obra de recuperação do Hospital Municipal Odorico Amaral de Matos, o “Hospital da Criança”. A unidade, destinada ao atendimento de crianças acima de 28 dias até os 12 anos, foi totalmente restaurada, ampliada e reequipada. A obra e compra de novos equipamentos foram realizadas com recursos próprios da administração municipal e do QualiSUS.

Acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, o prefeito João Castelo disse que São Luís tem, a partir de agora, um hospital à altura das crianças que precisam de atendimento médico digno e adequado. “Esta é uma obra para todos, principalmente para as nossas crianças que passarão a ser atendidas como devem e em condições apropriadas”, afirmou.

“Todo o trabalho que nós realizamos é pelo povo, pela criatura humana, que é a nossa prioridade maior. O hospital está muito bonito, equipado e o mais importante: pronto para atender a todos. A bandeira da saúde tem que ser de todos nós”, enfatizou João Castelo.

O Hospital da Criança opera em média complexidade – com pacientes maiores de 28 dias e menores que 13 anos – e realiza atendimento ambulatorial, urgências e internações. Antes da conclusão da obra, a unidade realizava 400 atendimentos/dia. A expectativa, agora, é de 600 atendimentos/dia.

“A Prefeitura não entrega apenas um simples hospital hoje. Este é o melhor presente de Natal que a Prefeitura poderia oferecer a São Luís e às nossas crianças, que passam a contar com um serviço de qualidade para cuidar de sua saúde, principalmente nas horas de agonia e dor. Não tenho dúvidas em dizer que o Hospital da Criança é uma das principais obras da administração João Castelo nesse período de gestão”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo.

Para promover a saúde materno-infantil em São Luís, o Hospital da Criança dispõe de 79 médicos; 75 leitos; 13 consultórios e muitas especialidades – neurologia, odontologia, cirurgia pediátrica, radiologia, gastrologia, neurologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicopedagogia, ultrassom, dermatologia e cardiologia.

“Hoje estamos vivenciando uma grande etapa. Não faltaram dificuldades, mas os profissionais unidos e interessados em atender à população mostraram que é possível trabalhar com amor, qualidade, dignidade e humanização, e é assim que continuaremos nessa jornada, que é cuidar da saúde de nossas crianças”, disse a diretora da unidade, Luciane Dualibe da Costa.

A solenidade contou, ainda, com a presença da deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB), dos vereadores Vieira Lima (PPS), Josué Pinheiro (PSDC), Antonio Garcês (PRP) e Lourival Mendes (PTdoB), de secretários municipais, staff da Semus, além da imprensa e da comunidade.

Nova estrutura e atendimento diferenciado – Entre as inovações, o Hospital da Criança vai operar com Atendimento de Classificação de Risco na Urgência, que ganhou uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com seis leitos para acomodar pacientes mais graves e três leitos de reanimação – todos equipados com respiradores e carrinhos de reanimação e assistidos por uma equipe de enfermeiros, fisioterapeutas e três intensivistas em cada plantão.

Na nova ala, também já funcionam a observação com nove leitos e a sala de pequenos procedimentos; seis salas de ambulatório com capacidade para 25 profissionais especialistas, trabalhando em turnos de três horas; sala de odontologia pediátrica, especialidade que não era ofertada pelo hospital há dois anos; duas salas para atendimento em psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional; salas para nebulização, vacinação, triagem e farmácia básica.

Na ala antiga, foram reformados a sala de espera – que ganhou ar-condicionado; o ambulatório; a sala de medicação pediátrica (com 15 poltronas); os dois consultórios de urgência pediátrica e o de enfermagem; as 13 enfermarias climatizadas – sendo cinco separadas para a ala de isolamento; brinquedoteca e sala de leitura, três postos de enfermagem, almoxarifado e arquivo.

No setor voltado para os funcionários, mais seis banheiros extras foram disponibilizados, cozinha, despensa e sala fria para alimentos congelados foram reformadas e reaparelhadas; além de sala para nutricionistas e banheiros específicos para troca de uniforme, que também foram reformados.

Pintura, marcenaria, instalações hidráulica e elétrica também foram renovadas e/ou substituídas. O projeto da parte elétrica do hospital foi orçado em R$ 140 mil. A área externa recebeu nova pavimentação e serviços de jardinagem. O hospital já possui, ainda, uma nova central de ar comprimido e um novo gerador, com capacidade para 150KVA.

 

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/12/17/castelo-entrega-obra-de-recuperacao-do-hospital-da-crianca-a-populacao-de-sao-luis-140860.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br