24/03/2011 12:00 am

CASTELO EMPOSSA COMITÊ DOS 400 ANOS E GARANTE VOO INTERNACIONAL PARA SÃO LUÍS

CASTELO EMPOSSA COMITÊ DOS 400 ANOS E GARANTE VOO INTERNACIONAL PARA SÃO LUÍS

O prefeito de São Luís, João Castelo, empossou os membros do Comitê Estratégico Organizador responsável pelas comemorações do 4º Centenário da capital maranhense, em solenidade concorrida na noite desta terça-feira (22), no Hotel Luzeiros. O evento oficializou os preparativos para a festa de 400 anos da cidade e garantiu o primeiro voo internacional regular de São Luís para a Itália através de um protocolo de intenções.

 

Durante a solenidade, o prefeito assinou o 1º Protocolo de Intenções de Viabilização do voo regular São Luís-Milão com as empresas Blue Panorama Airlines e Puma Air, como primeiro presente a São Luís pelos seus 400 anos. O objetivo é captar turistas europeus e italianos para São Luís e Barreirinhas para a realização de Press Trips e Famtours nestas duas cidades, além de estabelecer missões comerciais entre o Brasil e a Itália. O primeiro vôo está previsto para junho.

 

“A partir de hoje, iniciamos a contagem regressiva para comemorarmos os 400 anos de São Luís, o que representa um marco histórico que será celebrado por toda a população da cidade com a execução de mais de 100 projetos em diversos setores da economia e de políticas públicas para o bem-estar da população”, enfatizou João Castelo durante o evento.

 

Como presidente do Conselho Gestor, João Castelo empossou a primeira-dama, Gardênia Ribeiro Gonçalves, como presidente de honra do Conselho. “Assumo esta função com a honra e a responsabilidade de, juntos, trabalharmos para executarmos as ações apresentadas pelo Comitê Organizacional e contribuirmos para o desenvolvimento de São Luís e comemorar seus 400 anos de fundação”, enfatizou Gardênia.

 

O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, e o coordenador executivo do projeto São Luís 400 anos, Sofini Labidi, apresentaram as ações programadas que irão contemplar as áreas de infraestrutura, educação, ciência e tecnologia, desenvolvimento e meio ambiente.

 

Em seguida, o secretário municipal de Comunicação, Edwin Jinkings, lançou o concurso da logomarca do Comitê Gestor, que será escolhida por meio da participação popular através da Internet. A logomarca vitoriosa será o símbolo oficial do evento e premiará o vencedor com uma passagem às cidades de Paris e Saint Maior, na França, com direito a acompanhante.

 

Além disso, três relógios “São Luís 400 anos” serão instalados no dia oito de setembro deste ano, aniversário de São Luís, em pontos estratégicos da capital para a contagem regressiva do quadricentenário.

 

Estrutura e açõesA estrutura organizacional do Conselho contará com a Assembleia Plenária; o Comitê Executivo, composto por nove secretários municipais; o Comitê Estratégico Organizador, integrado por instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada, além do Comitê Consultor.

 

Na esfera municipal, o Comitê Estratégico tem como membros os representantes das secretarias municipais de Governo (Segov), de Turismo (Setur), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Planejamento (Seplan), de Comunicação (Secom), de Desporto e Lazer (Semdel) e de Urbanismo e Habitação (Semurh), além das fundações de Patrimônio Histórico (Fumph) e de Cultura (Func).

 

O Comitê Estratégico Organizador é composto por 12 entidades representantes dos governos federal e estadual, Sebrae, Federação das Indústrias (Fiema), Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Serviço de Patrimônio da União (SPU), Associação Comercial (ACM), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Câmara Municipal, Assembleia Legislativa do Maranhão e Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).

 

Já o Comitê Consultivo será aberto a todas as demais entidades e demais instituições do Maranhão que poderão contribuir com a realização do evento, a exemplo da Aliança Francesa.

 

“O lema de trabalho do programa é Transparência, Legado para sociedade e Participação Popular”, explicou Labidi. De acordo com informações do coordenador, já estão prontos mais de 100 projetos que deverão ser executados na capital até o ano de 2012, com o engajamento da sociedade.

 

Os projetos são divididos em eixos, observando os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Além de eventos culturais e esportivos, o Comitê Estratégico Organizador pretende, para o quadricentenário, a erradicação do analfabetismo em São Luís; a implantação do Banco do Povo para geração de renda; a vinda do Prêmio Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus, e da Família Real do Brasil, além da promoção da cidade e da qualidade de vida da população com ações de infraestrutura, educação, ciência e tecnologia, desenvolvimento e meio ambiente.

 

Plano de trabalhoA Assembleia Plenária será constituída por todos os membros da estrutura organizacional da Prefeitura e terá como finalidade aprovar o plano de trabalho e as respectivas ações programadas para o quadricentenário da cidade.

 

Também ficará por conta da Assembelia Plenária a avaliação periódica da execução das ações e sugerir os ajustes que se fizerem necessários, como também opinar sobre outros assuntos importantes, independentes da programação.

 

O comitê será o órgão executivo e de planejamento da presidência para assuntos de responsabilidade da Prefeitura, relacionados com ações programadas comemorativas do quadricentenário.

 

fonte: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3121

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br