18/10/2010 12:00 am

CAMPUS DE CHAPADINHA REALIZA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E O CIRCUITO TELA VERDE

CAMPUS DE CHAPADINHA REALIZA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E O CIRCUITO TELA VERDE

Os eventos ocorrem simultaneamente de 17 a 22 de outubro no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA)

Palestras, conferências, minicursos, exibição de vídeos e painéis marcam a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) e o Circuito Tela Verde. O evento – que tem como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” – é realizado pela Universidade Federal do Maranhão e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Durante o encontro, os participantes irão discutir diversos temas ligados ao meio ambiente e à produção animal e agrícola, tais como: “Qualidade da Água na Região do Baixo Parnaíba”, Consumo de Leite in Natura e de Saúde Pública”, “Sustentabilidade da Produção de Bovinos em Pastagens”, “Defensivos Caseiros: Alternativa no Controle de Pragas e Doenças”, entre outros. Além de estudantes e professores da UFMA, o evento também contará com a participação de pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão, representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e de empresas privadas.

De acordo com Jorge Luiz Silva Nunes, coordenador do evento e representante da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o objetivo é mobilizar a população em torno de assuntos ligados à ciência e à tecnologia, valorizando a atitude científica e a criatividade dos estudantes. “Além disso, buscamos promover o debate sobre as formas de utilização sustentável dos nossos recursos naturais, aliada à melhoria das condições de vida da população do Baixo Parnaíba”, disse.

A abertura oficial do evento ocorreu ontem (17), às 16h45, no Hall do prédio novo CCAA, com a palestra “Ciência e Universidade”, proferida pelo professor Dr. Jivanildo Pinheiro Miranda, do curso de Ciências Biológicas em Chapadinha. Para Miranda, a SNTC é muito importante para se discutir a produção de conhecimento e incentivar a formação de novos cientistas. “Trata-se de uma oportunidade única para divulgar o trabalho que a UFMA e o CCAA vêm fazendo em prol do desenvolvimento científico e tecnológico da região do Baixo Parnaíba”, afirmou.

Além de alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia, a solenidade de abertura contou também com a presença do diretor do CCAA, Jocélio dos Santos Araújo e dos professores Edson Fernandes da Silva, Ricardo Rodrigues dos Santos, Henrique Nunes Parente e Carliane Diniz e Silva.

Lugar: Campus do Bacanga/SLZ
Fonte: Rodrigo Oliveira/Ascom
Notícia alterada em: 18/10/2010 13h19

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9387

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br