26/05/2010 12:00 am

CAMPONESES DO MPA FAZEM JORNADA EM MG

CAMPONESES DO MPA FAZEM JORNADA EM MG
26 de maio de 2010
Da Comunicação MPA

Mais de 200 famílias camponesas de diversas regiões do estado de Minas Gerais estão ocupando a BR 365, próximo ao trevo na saída para Pirapora, no município de Montes Claros, Minas Gerais, desde as 6h30 desta quarta-feira, 26 de maio.
Com esse mesmo espírito de luta e cansados de serem esquecidos os camponeses do Vale do Rio Doce também ocupam agências do Banco do Brasil, com o objetivo de renegociarem suas dívidas, já que o governo prioriza o perdão das dívidas somente para os latifundiários e empresários rurais.
Estas ocupações fazem parte da Jornada Nacional de Luta Camponesa, que inicia hoje em todo Brasil. Nós, camponeses (as) organizados no Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA – estamos em luta buscando o direito de viver com condições dignas.
Somos trabalhadores do campo e gostamos de viver na roça. Mas o modelo de desenvolvimento adotado no Brasil e os governantes, com as políticas que vem adotando, só contribuem para expulsar os camponeses do meio rural, priorizando os grandes projetos de monocultura para exportação como eucalipto, soja, cana e carne que ocupam imensas áreas de terra, destroem as matas, envenenam e secam as fontes de água.
Mesmo com a falta de recursos e apoio político, a agricultura camponesa é a grande responsável pela produção de alimentos e pela preservação do meio ambiente. Mesmo ocupando apenas 24% das terras agricultáveis do país, a agricultura camponesa é responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos no Brasil, e quase 40% do valor bruto da produção agrícola do país.
De cada 10 empregos existentes na zona rural, 7 são gerados pela agricultura camponesa. Em contrapartida, o agronegócio, que não produz comida e destrói o meio ambiente, concentra mais de 75% das áreas produtivas do país e recebe quase 80% dos investimentos públicos destinados a agricultura, gerando apenas 3, de cada 10 empregos existentes no campo.

FONTE: http://www.mst.org.br/node/9935

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br