3/11/2010 12:00 am

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA VAI ATÉ O DIA 30

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA VAI ATÉ O DIA 30

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa terá início na próxima segunda-feira (1), prosseguindo até o dia 30 de novembro, em todo o Maranhão. Com seis milhões e 965 mil bovinos e 77 mil bubalinos, o Maranhão possui o segundo maior rebanho da Região Nordeste.

O lançamento oficial será realizado na próxima quinta-feira (4), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meio de seu órgão vinculado, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA). O evento acontecerá no Campus Maracanã, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifma), antiga Escola Agrícola de São Luís.

A solenidade está marcada para as 9h30 e contará com a presença do Secretário Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro.

Uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que o Maranhão atinja a classificação de zona livre de febre aftosa com vacinação é de que a cobertura vacinal atinja um índice acima de 90% e nas campanhas anteriores. “Conseguimos acima desse percentual, como foi o caso da primeira etapa, realizada em maio deste ano, quando atingimos 95.52% de cobertura”, explicou a diretora-geral da AGED/MA, Nina Andrade.  

Nina Andrade explicou que o MAPA tem plano, em bloco, de Avanço Sanitário para os estados do Nordeste, desde que sejam cumpridas as inconformidades apontadas nas auditorias.

“Estamos cumprindo as orientações do MAPA e esperamos que o cronograma de execução das atividades não sofra nenhuma alteração, e que o Maranhão e demais Estados do Nordeste, em 2011, tenha o reconhecimento nacional de livre, e finalmente certificação internacional de mudança de status sanitário de “Livre de Febre Aftosa com vacinação” em 2012”, afirmou Nina Andrade.

Além de vacinar seus animais, o criador deve comprovar a vacinação nos escritórios da Aged-MA, que possui o cadastro de todos os criadores. Para isso, é necessário que ele apresente a nota fiscal da vacina.

O diretor geral do Ifma (Campus Maracanã), Vespasiano de Abreu da Hora, ressaltou que sediar o lançamento da campanha é uma satisfação para o instituto. “Há 63 anos, nos dedicamos a transmitir as práticas mais adequadas de manejo no setor agropecuário. Por isso, nossa satisfação partir daqui o exemplo aos demais produtores, já que seremos os primeiros a aderir à nova campanha de vacinação. O Ifma – Campus Maracanã levantou a bandeira em prol da erradicação da aftosa no Maranhão”, afirmou o diretor.

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=12512

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br