14/01/2011 12:00 am

CAEMA TRABALHA PARA NORMALIZAR ABASTECIMENTO EM SÃO LUÍS

CAEMA TRABALHA PARA NORMALIZAR ABASTECIMENTO EM SÃO LUÍS

SÃO LUÍS – Engenheiros e técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) já concluíram o trabalho de recuperação do trecho da adutora rompido, na quarta-feira (12), no km 31, do Campo de Perizes. A correção do problema foi finalizada às 2h desta quinta-feira (13), mas o abastecimento deágua nos bairros atingidos será normalizado gradualmente no período de três a quatro dias.

O presidente da Companhia, João Reis Moreira Lima, explicou que todas as bombas não podem ser ligadas de uma vez só. “Tivemos que reduzir a vazão da água pela tubulação para não forçar a estrutura, a fim de evitar novo rompimento”, frisou.

Ele declarou, também, que com a paralisação do sistema, as bombas precisam ser ligadas de forma gradativa. Logo após o conserto da adutora, foi ligada a primeira bomba; algumas horas depois, a segunda; e, por último, a terceira. Com isso, a água começou a chegar a alguns bairros da cidade.

João Reis Moreira Lima salientou, ainda, que nesses últimos cinco dias aconteceram naquela área da adutora quatro oscilações fortes na corrente elétrica, o que significa uma sobrecarga nos equipamentos do sistema. Para resolver essa questão, ele afirmou que já agendou reunião com dirigentes da Cemar.

Para solucionar o problema de desgaste da adutora, o presidente da companhia disse que foi elaborado, em 2009, pela Diretoria Executiva, um Projeto Básico visando viabilizar recursos para substituição da adutora no trecho que compreende o Campo de Perizes. “Esse projeto já foi aprovado pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal. Agora está em fase de elaboração o Projeto Executivo e, acredito que, em meados de julho deste ano as obras de substituição da adutora no campo sejam iniciadas”, ressaltou João Moreira Lima.

Veja a lista de bairros que foram afetados com a interrupção do abastecimento de água: parte do Monte Castelo, Apeadouro, Irmãos Coragem, Bairro de Fátima, Bom Milagre, Parque Amazonas, Alemanha, Caratatiua, Vila Ivar Saldanha, Alto da Vitória, João Paulo, Jordoa, Vila Palmeira, Barreto, Túnel do Sacavém, Santa Cruz, Vera Cruz, Cutim, Radional, Coroado, Coroadinho, Vila Conceição, Bom Jesus, Vila dos Frades, Parque Timbira, Alto do Parque Timbira, Parque Pindorama, Parque dos Nobres, Conjunto São Sebastião, Primavera, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Redenção, Barés, Filipinho, Sítio Leal, Sacavém, Coheb do Sacavém, Salina do Sacavém, Santo Antônio, Anjo da Guarda, Fumacê, Vila Mauro Fecury I e II, Vila São Luís, Vila Nova, Bonfim, Vila Ariri, Vila Sete de Setembro, São Raimundo, Vila Alto da Esperança, Gancharia, Vila Itaqui, Porto do Itaqui, Alto da Esperança, Ana Jansen e Ilha da Paz.

Fonte : iMirante

FONTE: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/caema-trabalha-para-normalizar-abastecimento-em-sao-luis-8970.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br