28/10/2010 12:00 am

CAEMA DISCUTE ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAR AGENDA AMBIENTAL

CAEMA DISCUTE ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAR AGENDA AMBIENTAL

Cerca de 30 colaboradores da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), se reuniram nestas terça (26) e quarta-feiras (27), no auditório de sua sede, para discutirem as estratégias de implantação da Agenda Ambiental, nos mesmos moldes do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública desenvolvido pelo Governo Federal.

Com a finalidade de discutir sobre a gestão socioambiental em todos os níveis da administração, foram criados o Comitê Gestor e o Comitê Executivo, formados por técnicos de diversas áreas da Companhia, incluindo as Gerências de Negócios da capital e do interior.

Durante as duas reuniões foram realizadas avaliações das condições e tendências, inclusive em relação às metas e objetivos; comparação entre setores/lugares e situações; acesso à informação, comunicação, ciência, tecnologia e inovação; acidentes ambientais: preparo e resposta; monitoramento, fiscalização e controle; características e operacionalidade do sistema; marcos regulatórios: normas técnicas, regulamentos, instruções normativas, leis; participação social e educação ambiental; dentre outros, cujo objetivo principal é elaborar um diagnóstico da atual situação da Caema no contexto sócio-ambiental.

Com base nessas questões, será elaborado um questionário a ser respondido por cada um dos empregados, cujas respostas servirão para subsidiar o diagnóstico da real situação que a Companhia enfrenta a nível ambiental. Em seguida, os membros integrantes dos dois comitês se reunirão para que sejam propostas a partir daí, as soluções para os problemas já existentes, estratégias e metas que nortearão as ações da Caema, de forma que esta contribua para minimizar e eliminar os impactos negativos ao meio ambiente, provocados pelas suas atividades.

As reuniões são realizadas duas vezes por semana, sob a direção da bióloga e Msc em Saúde e Ambiente, Luzenice Macedo Martins, consultora do Projeto Agenda Ambiental na Administração Caema.

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=12495

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br