9/02/2011 12:00 am

“CABO VERDE É UM DOS CASOS DE SUCESSO MAIS INTERESSANTES”, DIZ CRÍTICO DO DN

“CABO VERDE É UM DOS CASOS DE SUCESSO MAIS INTERESSANTES”, DIZ CRÍTICO DO DN

 

A versão digital do jornal Diário de Notícias (DN) em Portugal publicou no último sábado, 5, um artigo sobre os “atributos de Cabo Verde”. O texto, assinado pelo doutor em Relações Internacionais Bernardo Pires de Lima, apresenta uma análise dos mecanismos político-económicos que projectaram o país nos últimos anos.

 

Já nas primeiras linhas, Bernardo Pires de Lima destaca a relação de dependência do arquipélago e o seu crescimento no cenário internacional. “Despojado de recursos que fazem as delícias noutros países e com reduzido mercado interno, Cabo Verde desenvolveu atributos que o projectaram no contexto africano como um dos casos de sucesso mais interessantes”, avalia.

Entre os factores que chamaram atenção do crítico está a estabilidade política e a aproximação com as grandes potenciais mundiais como EUA, China e Europa. “A institucionalização política, a regularidade eleitoral (presidenciais, legislativas e autárquicas), a elevação do debate público e a responsabilização da acção dos seus actores perante parceiros internacionais contribuíram para amadurecer o sistema político e dar-lhe condições de coabitação partidária”, observa.

O segundo factor reside, conforme o especialista, no relacionamento internacional e nos “benefícios da abertura externa”, precisamente com o investimento no turismo. Porém, o investigador ressalta que o país ainda precisa combater o “desemprego jovem, melhorando a iniciativa privada, reduzindo a dependência externa e fixando uma geração qualificada” para continuar sua trajectória de ascensão.

“Cabo Verde já provou os méritos da democracia, da confiabilidade internacional e da moderação a uma região que teima em não adoptá-los”, finaliza.

O artigo na íntegra encontra-se na secção Opinião do DN (link directo).

 

FONTE: http://asemana.sapo.cv/spip.php?article61230&ak=1

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br