9/11/2010 12:00 am

'BRINCANDO NOS BAIRROS' REÚNE MAIS DE MIL CRIANÇAS NA LIBERDADE

‘BRINCANDO NOS BAIRROS’ REÚNE MAIS DE MIL CRIANÇAS NA LIBERDADE

O projeto Brincando nos Bairros, realizado pela Prefeitura de São Luís por intermédio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), reuniu milhares de pessoas, na Liberdade, no último sábado (06). Ações nas áreas esportiva, recreativa, de lazer, de saúde e de assistência à família foram oferecidas à criançada, jovens, adultos e idosos do bairro.

As atividades aconteceram na Unidade de Ensino Básico – UEB Mário Andreazza e nas proximidades da escola. A praça do bairro ficou tomada pelas crianças, que desfrutaram de muita diversão, lanches e inúmeras atividades do Brincando nos Bairros.

A passagem do Brincando nos Bairros pela Liberdade é mais uma etapa do cronograma do projeto, que integra o calendário anual da Semdel. De acordo com o secretário de Desporto e Lazer, Carlos Goiabeira, “o projeto tem cumprido com os objetivos da administração do prefeito João Castelo, que é resgatar o esporte e o lazer nas comunidades periféricas de São Luís, trazendo as brincadeiras lúdicas, ao mesmo tempo em que proporciona ações sociais”.

Sempre realizado em áreas públicas e de fácil acesso para a comunidade (praças, ruas, escolas e outros), o projeto contemplou atividades feitas em parceria com várias secretarias e o apoio da Guarda Municipal de São Luís, que garantiu segurança e tranquilidade.

Nas salas da UEB Mário Andreazza, a Semdel disponibilizou os serviços de aferição de pressão e teste de glicemia, os mais procurados pelos adultos e idosos. Para as crianças, foram oferecidas aplicação de flúor e orientações sobre como escovar corretamente os dentes, além de kits contendo pasta de dentes e escova. Também foram oferecidos serviços de corte de cabelo para crianças e adultos, assistência jurídica e orientação sobre inúmeros serviços do Cras. A brincadeira da pintura no rosto foi recordista na procura pela criançada.

Uma atividade que foi uma atração à parte e chamou a atenção de centenas de crianças aconteceu no pátio da escola: a apresentação da Escolinha de Karatê Okinawa, do bairro da Vila Palmeira, comandada pelo professor Antônio Rubens Alves de Almeida. Mais de 20 crianças demonstraram o que aprenderam com o esporte, que trabalha não só os movimentos, mas também a filosofia de vida e a disciplina.

A coordenadora da UEB Mário Andreazza, Rosário Fátima Arantes, que também é moradora da Liberdade, aproveitou as atividades do projeto para tirar a pressão, fazer o teste de glicemia e uma consultoria jurídica. “São serviços importantes para a comunidade. A gente tira as dúvidas. Eu mesma não teria condições de pagar um advogado, nem um médico. Então recebi as primeiras orientações”, afirmou.

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/11/8/brincando-nos-bairros-reune-mais-de-mil-criancas-na-liberdade-137191.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br