21/12/2010 12:00 am

BRASILEIRA RECHAÇA INTENTOS DOS EUA DE APROPRIAR-SE DA AMAZÔNIA

BRASILEIRA RECHAÇA INTENTOS DOS EUA DE APROPRIAR-SE DA AMAZÔNIA

 

Os Estados Unidos querem apropriar-se dos recursos naturais da Amazônia e a considera uma região internacional sem donos, asseverou em Pretória Ticiana Alvarez, da Direção Nacional da União da Juventude Socialista (UJS), durante o Tribunal Anti-imperialista que se realiza no quadro do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes.

Tite, como é conhecida entre os jovens brasileiros, denunciou que o sistema educacional norte-americano transmite ensinamentos falsos aos jovens sobre a região amazônica. A dirigente da UJS disse que os recursos da região, entre eles enormes quantidades de água potável, devem ser postos a serviço dos povos que compartilham a Amazônia, região que possui a maior biodiversidade do planeta.

Também a biopirataria e a devastação total e sem critérios de muitos espaços vitais para o desenvolvimento da vida humana foram condenados pela líder juvenil brasileira.”Os Estados Unidos destruíram muitos recursos próprios para obter um desenvolvimento desmedido e agora querem fazer o mesmo com outros países”, declarou Tite.

Por sua parte, uma representante da Dinamarca responsabilizou Washington e as potências europeias pela destruição do planeta e o uso desenfreado dos recursos naturais.Essas potências criaram inúmeros desastres, disse, ao referir-se ao aumento das emissões de dióxido de carbono que aumentaram progressivamente durante os últimos 50 años.

Não pode haver uma vida sustentável com as políticas do imperialismo, é preciso conquistar uma utilização sustentável do meio ambiente, ressaltou a dinamarquesa.

O 17º Festival reúne desde o último dia 13 cerca de 15 mil delegados de mais de 140 países, sob o lema “Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, Derrotemos o Imperialismo”. 

Amanhã o Festival será encerrado com a divulgação da sentença do Tribunal Antiimperialista e a realização de um ato político.

Fonte: Prensa Latina

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=144092&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br