28/10/2010 12:00 am

BRASIL PODERÁ ENVIAR AJUDA HUMANITÁRIA À INDONÉSIA

BRASIL PODERÁ ENVIAR AJUDA HUMANITÁRIA À INDONÉSIA

O Estado brasileiro estuda o envio de ajuda humanitária à Indonésia. O país asiático foi atingido, no últimos dias, por um terremoto de 7,7 graus de magnitude, seguido de um tsunami e da erupção do vulcão Merapi. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta quarta-feira (27) que ainda será feita uma avaliação para conhecer as reais necessidades do país, que já tem cerca de 300 mortos provocados pelas tragédias.

“É preciso ver ainda o que nós podemos fazer, porque o ano está chegando ao fim e os recursos também. Mas se nós pudermos dar alguma ajuda, isso será feito. Ainda não tenho nenhuma avaliação precisa de quanto eles estão precisando”, disse Amorim, que destacou que, após o grande tsunami de 2004, o Brasil enviou aviões com ajuda ao Sri Lanka e à própria Indonésia.

Esta semana, o Estado brasileiro também anunciou ajuda ao Haiti, que sofre uma epidemia de cólera que já matou quase 300 pessoas. O Ministério das Relações Exteriores já destinou US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,4 milhões) para o país caribenho. Já o Ministério da Saúde está enviando um avião nesta quarta-feira (27) com dois epidemiologistas e insumos médicos. “Estamos vendo como é possível transferir, através da Organização Pan-americana da Saúde, recursos que já estão destinados ao Haiti”, afirmou.

De acordo com o chanceler, o foco da ajuda é a população haitiana, mas há preocupação também com os cidadãos brasileiros que estão no Haiti – como os militares da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, diplomatas e pessoas que trabalham em organizações não governamentais.

 

Fonte:
Agência Brasil

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/10/27/brasil-avalia-se-enviara-ajuda-humanitaria-a-indonesia

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br