10/12/2010 12:00 am

BRASIL LIDERA RANKING MUNDIAL SOBRE COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

BRASIL LIDERA RANKING MUNDIAL SOBRE COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Relatório divulgado em Cancún reconhece o esforço brasileiro no combate ao desmatamento

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil ficou no topo do ranking “Índice de Performance em Mudança Climática”, elaborado pelas ONGs Germanwatch e CAN Europe. O ranking, que analisa a atuação de 57 países, mostra a performance sobre mudanças climáticas com foco sobre o setor energético e as ações nacionais no combate ao aquecimento global. O relatório, divulgado na Conferência do Clima em Cancún, no México, reconhece os esforços que o Brasil tem feito para reduzir suas emissões, entre eles a redução de emissões de gases estufa obtida com a queda nos índices de desmatamento. 

Para elaborar o índice, foram convidados 190 especialistas dos países avaliados. O estudo leva em conta a quantidade de CO2 por unidade de energia em cada país, o nível de emissões e políticas nacionais adotadas pelos países. Atrás do Brasil, vieram Suécia e Noruega. 

Jan Burck, autor do índice, ressaltou que, depois dos resultados desanimadores de Copenhague, foi surpreendente ver como algumas iniciativas nacionais de combate às mudanças climáticas estão conseguindo mobilizar os países. “As políticas nacionais têm tido mais destaque do que as ações internacionais. O desafio em Cancún será traduzir os esforços nacionais na dinâmica internacional das negociações” disse Burk. 


» Leia a íntegra do Índice de Performance em Mudança Climática

» Siga o Brasil na COP 16

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/7/brasil-lidera-ranking-mundial-sobre-combate-as-mudancas-climaticas

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br