26/01/2011 12:00 am

BRASIL E ANGOLA PODEM CONSTRUIR CABO DE FIBRA ÓTICA ENTRE OS DOIS PAÍSES

BRASIL E ANGOLA PODEM CONSTRUIR CABO DE FIBRA ÓTICA ENTRE OS DOIS PAÍSES

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, se reuniu nesta terça-feira (25) com representantes do Ministério das Telecomunicações do Governo de Angola e membros da diretoria da operadora de telefonia Oi. O foco do encontro foi discutir um projeto que prevê a instalação de cabos submarinos de comunicação que interligariam a América do Sul à África e à Europa, atravessando o oceano Atlântico, sem a necessidade de que os dados passem pela América do Norte – uma das principais rotas atuais. 

O projeto é uma parceria entre a Oi e a Angola Cable, que tem participação da estatal Angola Telecom, com apoio do governo angolano. Segundo o vice-ministro das Telecomunicações de Angola, Aristides Safeca, o projeto deve custar entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões. Mas outras empresas também poderão participar do projeto.

A expectativa é que até o fim do primeiro semestre as empresas concluam os estudos sobre a dimensão e a viabilidade da iniciativa.

O ministro Paulo Bernardo afirmou que o governo federal poderá, dentro das suas competências, dar suporte ao projeto. “Nós achamos um projeto importante e queremos acompanhar essa iniciativa. Também nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível para que o projeto seja concretizado”, disse Bernardo.


TV digital

O vice-ministro para as Telecomunicações de Angola, Aristides Safeca, afirmou que o governo angolano tem grande interesse em aprofundar estudos sobre a utilização do padrão nipo-brasileiro de TV digital. 

Segundo ele, entre o final deste ano e o começo de 2013 os angolanos começarão a implementar seu sistema de TV digital. “Angola é o país mais próximo de adotar o padrão nipo-brasileiro para televisão digital”, afirmou o vice-ministro.


Fonte: 
Ministério das Comunicações

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/01/25/brasil-e-angola-podem-construir-cabo-de-fibra-otica-entre-os-dois-paises

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br